O realizador Woody Allen terá decidido fazer uma pausa na carreira, noticiou a Page Six, do New York Post, citando um produtor de Hollywood: “O Woody adora trabalhar e nunca tira férias. Mas vai tirar algum tempo para si este ano até conseguir encontrar um investidor”. Segundo a revista norte-americana, o realizador pretende fazer uma pausa depois “A Rainy Day in New York”, um filme que será lançado pela Amazon antes do final do ano. O porta-voz de Allen diz que “nada disso é verdade”. A Amazon não comenta.

As notícias surgem depois de a filha adotiva de Woody Allen ter dito que o realizador tinha abusado sexualmente dela quando tinha 26 anos. A mesma fonte disse ao Page Six que “o Woody contrata sempre ótimos atores” mas “com o movimento #MeToo ele tornou-se tóxico”. O produtor de Hollywood entrevistado pela Page Six acrescentou ainda: “Os filmes que ele faz já não geram dinheiro. Durante anos andou de um investidor para outro, até foi para a Europa, mas agora está sem opções”.

Se Woody Allen fizer realmente uma pausa na carreira a seguir ao lançamento do mais recente filme realizado por ele, isso implica que o cineasta quebre o contrato que estabeleceu com a Amazon: a Page Six diz que as duas partes acordaram produzir mais três filmes depois de “A Rainy Day in New York”, o segundo de uma série de cinco. Mas isso pode não ser um problema: no início do ano, o Hollywood Reporter afirmou que o acordo podia ficar sem efeito “mesmo que tal simbolizasse um pagamento pesado”.

O caso de Woody Allen faz recordar o de Kevin Spacey, um dos homens de Hollywood acusados de terem abusado sexualmente de mulheres ao longo da carreira. “Clube dos Bilionários”, o último filme em que Kevin Spacey participou antes da criação do movimento #MeToo, só rendeu 126 dólares na noite de estreia nos Estados Unidos. O filme estreou em apenas 10 cidades norte-americanas, mas nem o facto de Kevin Spacey ter um papel secundário evitou que se tornasse na produção que menos dinheiro gerou no momento da publicação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Primeiro filme de Kevin Spacey após escândalo quebra recordes negativos: só facturou 126 dólares (não é gralha)

Quanto a Woody Allen, falta-lhe agora um patrocinador que queira investir num projeto ainda sem nome que o realizador tem pensado para 2020. Com 82 anos de idade, Woody Allen fez sempre pelo menos um filme por ano desde 1981.