Dois responsáveis do Coro da Capela Sistina, incluindo o diretor do coro, monsenhor Massimo Palombella, e o diretor administrativo, Michelangelo Nardella, estão a ser investigados pela justiça do Vaticano por alegados de crimes de apropriação indevida, fraude, lavagem de dinheiro e danos contra o Estado da Cidade do Vaticano, escreve o Vatican Insider, página especializada em assuntos do Vaticano do jornal italiano La Stampa.

A Santa Sé confirmou na quarta-feira, num breve comunicado, que “o Papa Francisco autorizou, há alguns meses, uma investigação sobre aspetos económico-administrativos” no Coro da Capela Sistina, estando a investigação “em curso”. A nota dos responsáveis de imprensa da Santa Sé não adiantou, porém, detalhes sobre os alegados crimes nem sobre quais os responsáveis visados na investigação.

De acordo com a investigação do vaticanista Andrea Tornielli, publicada esta quinta-feira pelo Vatican Insider, os dois responsáveis terão desviado dinheiro oriundo dos concertos em que o coro atua para uma conta num banco italiano e depois utilizado esse dinheiro para despesas pessoais.

O diretor administrativo do coro, Michelangelo Nardella, já tinha sido suspenso em julho, depois de ter utilizado sem autorização uma mensagem do Papa numa conferência. De acordo com o Vatican Insider, comentou-se na altura que Nardella teria fugido para os Estados Unidos com o dinheiro, mas a suspeita não se confirmou: o responsável estava nos Estados Unidos de férias com a família.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Logo nessa altura, o Vaticano abriu a investigação aos dois responsáveis e interrogou Nardella ainda antes do verão. Mais recentemente, o monsenhor Palombella foi também interrogado. Apesar de não haver ainda detalhes públicos sobre a investigação, o Vatican Insider avança que na mira das autoridades do Vaticano está uma conta bancária aberta num banco italiano, na qual podiam mexer Nardella e Palombella.

Ao mesmo tempo, o Vatican Insider escreve que decorre paralelamente uma investigação interna sobre o monsenhor Massimo Palombella, diretor e maestro do coro, depois de os pais de algumas crianças terem denunciado “dureza verbal” da parte do maestro contra os cantores.

O coro da Capela Sistina é considerado um dos mais antigos do mundo, tendo sido criado em 1471. É composto por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, embora também tenha alguns cantores adultos. O monsenhor Palombella é o diretor do coro desde 2010, altura em que foi nomeado pelo Papa Bento XVI. Há três anos, o Papa Francisco reconduziu-o no cargo.