O fundador e presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, é agora o mais rico dos Estados Unidos, destronando Bill Gates na edição mais recente da lista dos 400 norte-americanos mais ricos publicada pela revista Forbes.

De acordo com a publicação norte-americana, este é um ano de recordes naquele ranking. Pela primeira vez desde 1994, Bill Gates não ocupa a primeira posição. E, pela primeira vez desde sempre, um norte-americano ultrapassa a barreira dos 100 mil milhões de dólares — e fá-lo largamente: Jeff Bezos acumula agora 160 mil milhões.

Jeff Bezos representou também a maior subida do ano, aumentando a sua fortuna em 78,5 mil milhões de dólares devido ao aumento de mais de 100% do preço das ações da Amazon.

Bill Gates, fundador da Microsoft, ocupa agora a segunda posição, com uma fortuna de 97 mil milhões de dólares — ficando 63 mil milhões atrás de Jeff Bezos.

No total, os 400 norte-americanos mais ricos possuem 2,9 biliões de dólares. Os dez mais ricos são donos de 730 mil milhões de dólares, um aumento significativo relativamente ao ano passado, quando o top 10 representava 610 milhões.

A fortuna mínima necessária para integrar o grupo dos 400 norte-americanos mais ricos é agora de 2,1 mil milhões de dólares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR