O papa ordenou este sábado a realização de uma investigação aprofundada aos arquivos do Vaticano sobre o cardeal norte americano Theodore McCarrick, acusado de ter cometido abusos sexuais, anunciou a Santa Sé.

Em comunicado, a Santa Sé explica que as conclusões desta investigação sobre os abusos do ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick serão divulgadas a seu tempo. “A Santa Sé tem consciência de que, enquanto os factos e as circunstâncias forem examinadas, pode concluir-se que foram feitas escolhas que dissonantes da abordagem contemporânea a questões deste tipo”, lê-se no comunicado. “No entanto, como o Papa Francisco disse: ‘Vamos seguir o caminho da verdade independentemente de onde ele nos leve”.

“Os abusos e o seu encobrimento não podem ser tolerados e um tratamento especial para bispos que cometeram ou encobriram abusos representa uma forma de clericalismo que já não é aceitável”, lê-se no comunicado.

No comunicado emitido este sábado, lê-se que a arquidiocese de Nova Iorque notificou a Santa Sé em setembro 2017 de ter havido uma acusação de abuso sexual, que remonta à década de 1970, por parte do cardeal McCarrick. O Papa Francisco pediu então uma investigação “minuciosa” e, devido a “indicações graves” que surgiram no “decorrer” da investigação, aceitou a demissão do cardeal McCarrick.

Usando provas escritas, um prelado italiano, Carlo Maria Vigano, acusou em agosto o papa e um grande número de membros da Cúria Romana de terem encoberto por anos os abusos do cardeal sobre seminaristas e padres.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR