O presidente do PSD, Rui Rio, considerou, esta quarta-feira, “preocupante” que o Governo tenha escolhido um deputado socialista para a administração da ERSE, sem currículo na área, e disse esperar que o executivo possa dar “um passo à retaguarda”.

“As entidades reguladoras não são para partidarizar, não é o local onde devemos meter um político, devemos meter pessoas com conhecimento técnico, neste caso sobre energia”, defendeu Rui Rio, em declarações aos jornalistas, à entrada para um almoço conferência da Associação de Amizade Portugal-EUA, em Lisboa.

Para o presidente do PSD, “é muito preocupante” que o Governo do PS tenha apontado para a administração da Entidade Reguladora do Setor Energético (ERSE) o deputado socialista eleito pela Madeira Carlos Pereira.

“É muito preocupante quando o Governo do PS, para fazer algumas compensações, acabe a meter nas entidades reguladoras, que se querem absolutamente independentes, pessoas que podem ser muito competentes em várias áreas, mas não têm currículo na área da energia”, apontou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Questionado se espera que o Governo possa ainda recuar nesta decisão, Rui Rio respondeu ter essa expectativa, depois da audição parlamentar prevista para ouvir o deputado Carlos Pereira.

“Espero que, em face dessa audição, e se se vier a confirmar que o currículo do deputado não tem nenhuma ligação à energia, o Governo possa dar um passo à retaguarda e escolher uma personalidade da sociedade portuguesa capaz de desempenhar estas funções com a competência que se exige”, apelou.

A comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas aprovou hoje, por unanimidade, o adiamento da audição ao deputado socialista Carlos Pereira, escolhido pelo Governo para a administração do regulador da energia, pretendendo ouvir também o executivo.

Em causa estão requerimentos apresentados pelo PCP e pelo CDS-PP e hoje apreciados na reunião da comissão, pedindo, respetivamente, um adiamento da audição marcada para hoje a Carlos Pereira, bem como uma audição ao ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

O Governo escolheu o deputado socialista Carlos Pereira para vogal do Conselho de Administração da ERSE, substituindo no cargo Alexandre Santos, cujo mandato terminou em maio.

A nomeação já teve parecer favorável da Comissão de Recrutamento e Seleção para Administração Pública (Cresap), que considerou que o perfil de Carlos Pereira é “adequado” às funções, visto que “apresenta um perfil académico com licenciatura em Economia complementada com pós-graduações em economia e sociologia rural, planeamento, estratégia e gestão de turismo”.

Além disso, Carlos Pereira “tem experiência profissional superior a 20 anos em cargos de gestão privada e cargos políticos como vereador e deputado na Assembleia da República, onde participou em várias comissões relacionadas com este setor, destacando-se a coordenação da elaboração e discussão de diversos diplomas sobre o setor da energia”, é referido no parecer a que a Lusa teve acesso.