O governador da região de Gabú, Abdú Sambú, está preocupado com os “sinais do extremismo islâmico” na Guiné-Bissau e instou o Governo a reforçar a vigilância sobre certos grupos que operam no centro de Bissau, a capital. “Preocupa-me a presença de uma corrente islâmica, transportada para o nosso país, por indivíduos da Guiné-Conacri. Não sei qual é o nome deles. A maioria das lojas e armazéns no mercado de Bandim são de indivíduos dessa corrente”, afirmou, em entrevista à agência Lusa, o governador.

O mercado do Bandim, situado em pleno centro de Bissau, é o principal centro de negócios da Guiné-Bissau. Nos últimos anos, tem sido ocupado maioritariamente por comerciantes oriundos da Guiné-Conacri. O governador de Gabú, região situada a 200 quilómetros de Bissau, no leste do país, e habitada maioritariamente por pessoas que professam a religião islâmica, exorta o Governo guineense a vigiar melhor as atividades dos membros da corrente islâmica a que se refere.

“Têm uma mesquita ali [ao lado do mercado do Bandim], que deve estar no olho do Governo, para que se saiba o que lá se passa”, alertou Abdú Sambú, também ele muçulmano. O responsável considera benéfica a proximidade da região de Gabú com a Guiné-Conacri, mas entende que esta também carrega “muitos males”, que terão que ser geridos “para toda a vida”.

Segundo Abdú Sambú, os naturais da Guiné-Conacri já representam 40 por cento da população de Gabú, com tendência para aumentarem e transportarem hábitos que não são iguais aos da Guiné-Bissau, como por exemplo as mulheres de cara e corpo tapados na via pública. “As nossas escolas têm que estar preparadas, nós teremos que estar preparados, para enfrentar esses desafios”, defendeu Abdú Sambú, preocupado com os “fanatismos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Pode ver esse fanatismo, sem grandes estudos, passando por qualquer bairro, qualquer tabanca [aldeia] do país, [vendo] quantas mesquitas estão a ser construídas”, assinalou o governador de Gabú.

Para Abdú Sambú, “a forma como as mesquitas têm sido espalhadas pelo país é o sinal da fragmentação da população” islâmica guineense, que devia merecer atenção das autoridades. Sambú defendeu ainda que existem “muitas correntes dentro do Islão” na Guiné-Bissau, ainda que os líderes muçulmanos não o admitam.

De uma maneira ou de outra, o político entende que o Governo “tem que ter mão pesada” para estancar quaisquer sinais de extremismo ou fanatismo que possam surgir no país, o que passa pelo abandono de “certas intervenções” em relação à comunidade muçulmana.