Rádio Observador

Moda

José Neves, um português nomeado para os Fashion Awards

229

José Neves fundou a Farfetch, o primeiro unicórnio português, e agora está nomeado para o prémio britânico, na categoria "Líder de Negócio", ao lado dos CEO da Gucci, da Burberry e da Louis Vuitton.

O português José Neves é um dos nomeados para o prémio de "Líder de Negócio" dos Fashion Awards

Nic Serpell-Rand

A cerimónia acontece no dia 10 de dezembro, em Londres, mas a lista de nomeados aos Fashion Awards já foi divulgada. E, na categoria “Líder de Negócio”, está um nome português. José Neves, presidente e fundador da Farfetch, faz parte de uma shortlist de candidatos ao prémio e surge ao lado dos presidentes da Gucci, da Burberry e da Louis Vuitton e do presidente executivo da Versace.

Natural de Guimarães, José Neves fundou, em 2007, a empresa que acabaria por se tornar no primeiro unicórnio português. Em setembro deste ano, a Farfetch estreou-se na bolsa de Nova Iorque, avaliada em quase cinco mil milhões de euros, “mais cara” que a própria Amazon. Com a capitalização bolsista, a empresa criada pelo português posicionou-se imediatamente acima dos 8 mil milhões de dólares.

Poderá ter sido esta valorização relâmpago a chamar a atenção do júri dos Fashion Awards, prémios cujo objetivo é distinguir “a criatividade e a inovação na moda, cuja imaginação e criatividade abriram novos caminhos na moda global nos últimos 12 meses”. Na última década, o sucesso da Farfetch não se mediu apenas pela sua valorização. A empresa revolucionou o comércio online de moda de luxo.

“Fui designer de sapatos, dono de uma boutique, organizador de feiras, um verdadeiro faz-tudo no mundo da moda. E apaixonei-me por este mundo, fiquei fascinado pelas pessoas, pelos sítios, pelo caos criativo”, afirmou o empresário, de 44 anos, numa carta escrita na primeira pessoa, que acompanhou o Prospeto do IPO, aquando a entrada na bolsa.

Os Fashion Awards (foram British Fashion Awards até 2016) acontecem desde 1989 e são organizados pelo British Fashion Council (BFC). A cerimónia anual é a principal fonte de donativos para a BFC’s Education Foundation, dedicada a apoiar financeiramente estudantes com potencial assinalável na indústria da moda.

A par da categoria que distingue o melhor homem de negócios do último ano, a cerimónia, que terá lugar no Royal Albert Hall, irá atribuir prémios a outros nove vencedores, designers de moda, na maioria. Esta não é a primeira vez que um português faz parte da lista de nomeados dos Fashion Awards. Em 2014, a dupla Marques’Almeida arrecadou o prémio de “Designer Emergente de Moda Feminina”.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mgoncalves@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)