A cerimónia acontece no dia 10 de dezembro, em Londres, mas a lista de nomeados aos Fashion Awards já foi divulgada. E, na categoria “Líder de Negócio”, está um nome português. José Neves, presidente e fundador da Farfetch, faz parte de uma shortlist de candidatos ao prémio e surge ao lado dos presidentes da Gucci, da Burberry e da Louis Vuitton e do presidente executivo da Versace.

Natural de Guimarães, José Neves fundou, em 2007, a empresa que acabaria por se tornar no primeiro unicórnio português. Em setembro deste ano, a Farfetch estreou-se na bolsa de Nova Iorque, avaliada em quase cinco mil milhões de euros, “mais cara” que a própria Amazon. Com a capitalização bolsista, a empresa criada pelo português posicionou-se imediatamente acima dos 8 mil milhões de dólares.

Farfetch. A história do “unicórnio” que nasceu no pico da crise e hoje vale 8 mil milhões

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Poderá ter sido esta valorização relâmpago a chamar a atenção do júri dos Fashion Awards, prémios cujo objetivo é distinguir “a criatividade e a inovação na moda, cuja imaginação e criatividade abriram novos caminhos na moda global nos últimos 12 meses”. Na última década, o sucesso da Farfetch não se mediu apenas pela sua valorização. A empresa revolucionou o comércio online de moda de luxo.

“Fui designer de sapatos, dono de uma boutique, organizador de feiras, um verdadeiro faz-tudo no mundo da moda. E apaixonei-me por este mundo, fiquei fascinado pelas pessoas, pelos sítios, pelo caos criativo”, afirmou o empresário, de 44 anos, numa carta escrita na primeira pessoa, que acompanhou o Prospeto do IPO, aquando a entrada na bolsa.

Os Fashion Awards (foram British Fashion Awards até 2016) acontecem desde 1989 e são organizados pelo British Fashion Council (BFC). A cerimónia anual é a principal fonte de donativos para a BFC’s Education Foundation, dedicada a apoiar financeiramente estudantes com potencial assinalável na indústria da moda.

A par da categoria que distingue o melhor homem de negócios do último ano, a cerimónia, que terá lugar no Royal Albert Hall, irá atribuir prémios a outros nove vencedores, designers de moda, na maioria. Esta não é a primeira vez que um português faz parte da lista de nomeados dos Fashion Awards. Em 2014, a dupla Marques’Almeida arrecadou o prémio de “Designer Emergente de Moda Feminina”.