Clássicos

Este Porsche 911 eléctrico tem a alma de um Tesla

A Porsche continua a desenvolver o Taycan, o seu primeiro eléctrico, e trabalha na electrificação do próximo 911. Mas alguém se antecipou e construiu um 911 eléctrico com 700 cv e mecânica de Tesla.

A tecnologia dos veículos eléctricos veio permitir deslocar o centro de competências dos grande e poderosos construtores de automóveis, para as pequenas e ágeis empresas, com grande know-how sobre a matéria. A Porsche, reputado fabricante tradicional de desportivos e SUV, trabalha afincadamente há já algum tempo no seu primeiro veículo eléctrico, o Taycan, que só deveremos ver em 2020, com uma plataforma, motores eléctricos e baterias que vão igualmente ser utilizados pela Audi e a Bentley. Mas eis que numa questão de meses a Rauh-Welt Begriff (RWB) produziu um 911 eléctrico com 700 cv, como se fosse a coisa mais fácil deste planeta.

A RWB é uma empresa de que poucos já ouviram falar, mas surpreendeu ao apresentar no SEMA, em Las Vegas, um curioso Porsche 911. Curioso não por ser um clássico, daqueles ainda com motor de seis cilindros refrigerado a ar, mas por ter trocado essa mecânica a gasolina por outra 100% eléctrica, sem que o potencial comprador se sinta minimamente defraudado com a mudança. É certo que perdeu o cantar que lhe era característico, mas em compensação passa a dispor de quase o dobro da potência, pois o 911 RWB possui cerca de 700 cv.

O truque da RWB foi montar uma mecânica de um Tesla, com uma gestão ligeiramente distinta e a ser alimentada pela mesma bateria utilizada pelo fabricante americano. Como é substancialmente mais curto e estreito do que o Model S, este 911 eléctrico é consideravelmente mais leve, o que lhe deve assegurar melhor autonomia e uma capacidade de aceleração superior.

Além da mecânica, a RWB concentrou-se igualmente no habitáculo, que modificou da forma que é possível ver nas fotos. O roll-bar cromado dá nas vistas, um pouco à semelhança do revestimento interior, com o transformador a manter, na medida do que seria possível, o espírito do modelo original, o que é evidente ao nível da instrumentação.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt
Descobrimentos

Uma lança em África /premium

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Neste tempo, em que muitos se orgulham do que os deveria envergonhar, também há quem se envergonhe das glórias da história de Portugal.

Política

Precisamos da Esquerda

António Pedro Barreiro

Na guerra cultural em curso, a nova Esquerda esqueceu o povo e assumiu a defesa da excentricidade das elites. Eu, que não sou de Esquerda, acho que uma outra Esquerda faz falta ao sistema político.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)