Quando o martelo ecoou na sala na Sotheby’s, onde estavam os interessados em chamar seu ao imaculado e raro Ferrari 250 GTO, havia no ar um misto de orgulho e de desilusão. Desilusão, porque a licitação a quem foi adjudicado o cobiçado veículo de colecção tinha como objectivo atingir 60 milhões de dólares, tendo ficado 22% abaixo das expectativas, mas orgulho por ter sido alcançado um novo recorde para uma peça de arte sobre rodas da marca italiana no momento em que o Ferrari 250 GTO foi arrematado por 47 milhões de dólares, valor que subiu para 51,7 milhões se somarmos as despesas e comissões que o (feliz) proprietário teve de liquidar.

O veículo em causa é um 250 GTO de 1962 que viu o seu valor disparar ao ser o único que defendeu as cores da equipa oficial da Ferrari em competição. Ao serviço da marca, venceu a classe nos 1000 km de Nürburgring de 1962, tendo depois falhado as 24 Horas de Le Mans desse mesmo ano por o motor ter revelado problemas de aquecimento durante os treinos. Mas este desaire não beliscou a reputação do modelo.

O 250 GTO de 1962 alojava um enorme motor V12 com 4,0 litros de capacidade na imensa frente do Ferrari, tendo marcado o canto do cisne para esta unidade motriz nos GTO de fábrica, uma vez que este motor seria trocado em 1963 por outro com apenas 3 litros. Daí que o modelo agora leiloado tenha sido vendido a um piloto privado. Anos depois foi comprado nos EUA, em 1985, pelo dono que agora se desfez dele pela exorbitante quantia, que desde então o utilizou numa série de corridas de clássicos, além de amealhar o sempre cobiçado Best in Show em concursos como o Amelia Island Concours d’Elegance.

Este GTO de 1962 foi leiloado num pack que incluía, para além do Ferrari, o material necessário para preparar o carro para a corrida no Nürburgring, que venceu, bem como para Le Mans, e o kit de peças para a conversão do 250 GTO para carro de competição da fábrica. Curiosamente, este Ferrari 250 GTO com 61 anos bateu um outro veículo da marca do Cavallino Rampante, obviamente outro GTO mas com menos pedigree, licitado em 2018 por um valor total inferior em 3,3 milhões de dólares aos actuais 51,7 milhões. Acompanhe em baixo a evolução do leilão:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR