No final do mês de setembro, a UEFA anunciou que o sistema de vídeo-árbitro seria introduzido na Liga dos Campeões a partir da próxima temporada, 2019/20, e na Liga Europa em 2020/21, para além do Campeonato da Europa de 2020 e a fase final da Liga das Nações de 2021. A decisão, tomada durante uma reunião do Comité Executivo do organismo que regula o futebol a nível europeu, era a resposta às críticas dos profissionais, aos pedidos dos adeptos e aos erros dos árbitros. Agora, a implementação pode ser antecipada: novamente como resposta às críticas, aos pedidos e aos erros.

De acordo com a BBC Sport, a UEFA está a ponderar a hipótese de introduzir o VAR na Liga dos Campeões ainda durante esta temporada – a partir das rondas a eliminar. O organismo liderado por Aleksander Čeferin tem vindo a discutir esta possibilidade há várias semanas, motivado pelo receio de erros em jogos decisivos e pelo balanço positivo feito após o Mundial da Rússia. A possibilidade ganha uma força extra depois do Manchester City-Shakhtar Donetsk desta terça-feira à noite, onde o húngaro Viktor Kassai assinalou uma grande penalidade depois de Raheem Sterling ter tropeçado no relvado sem qualquer toque do defesa ucraniano.

O penálti do Manchester City: o VAR, o pedido de desculpas de Sterling e a “honestidade de Abu Dhabi”

Os árbitros credenciados pela UEFA têm cumprido vários workshops e sessões de treino para melhor se habituarem ao sistema VAR mas o organismo acredita que já existe um número suficiente de árbitros treinados e preparados para assegurar os jogos a eliminar da edição da Liga dos Campeões que está atualmente a decorrer. A acontecer, a decisão seria anunciada em dezembro, depois da próxima reunião do Comité Executivo da UEFA, em Nyon, na Suíça.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR