É público que a rainha Letizia, mulher do rei Filipe VI, tem uma relação complicada com os seus sogros e anteriores reis, Juan Carlos I e Sofia da Grécia e Dinamarca. Na verdade, quem segue atentamente a vida dos membros da corte espanhola garante que poucos são os elementos da família real que se dão bem. O catalão El Nacional resume as divergências de forma curiosa: “No fundo odeiam-se todos: Sofia com Juan Carlos I, Sofia com Letizia, Letizia com Juan Carlos I, Letizia com [a infanta] Cristina, Letizia com Elene e um grande etcetera“.

As tensões são grandes e terão resultado numa decisão polémica de Letizia, escreve o jornal digital El Español. A rainha de Espanha terá decidido revelar uma imagem oficial de um encontro da família real, aquando da recente celebração dos 80 anos da sua sogra (no início deste mês, dia 2 de novembro), em que o antigo rei Juan Carlos I surge não apenas desfavorecido, mas notoriamente “aleijado”. Basta olhar para a perna direita de Juan Carlos I para o perceber.

O antigo rei de Espanha, que também tem 80 anos tal como a mulher e que abdicou do trono há apenas quatro anos, foi submetido em abril a uma intervenção cirúrgica. Desde aí, Juan Carlos I tem grandes dificuldades de mobilidade, caminhando com o apoio de uma bengala. O antigo rei ter-se-á recusado a ser fotografado “sentado”, preferindo ficar de pé. O resultado não foi o melhor e há quem veja na decisão de Letizia em divulgar a fotografia à imprensa uma espécie de “vingança” face às divergências com os sogros.

Também Sofia terá tido a sua vingança no aniversário, refere o El Español. A mulher de Juan Carlos I, a quem a imprensa espanhola já chamou “a rainha humilhada” devido aos alegados casos extraconjugais de Juan Carlos I e aos muitos relatos sobre o afastamento do antigo rei em relação a Sofia, terá feito com que o seu filho Filipe “obrigasse o pai a assistir ao encontro pelos seus 80 anos e a posar para uma fotografia cujo resultado, se fosse supervisionado pelo rei emérito, não teria visto a luz do dia”.

Ao jornal espanhol, uma fonte “muito próxima de Juan Carlos I” disse mesmo: “Apesar de ele insistir em não querer aparecer com a bengala, a foto é uma má jogada para ‘O Chefe’. Vê-se claramente que se passa alguma coisa com a sua perna. Quem tem a decisão final sobre que foto deve ser enviada aos meios é ela, a rainha Letizia. (…) O rosto de Juan Carlos I reflete a pouca vontade que tinha em estar presente neste momento”. A mesma pessoa terá sublinhado um paradoxo curioso: o normal, num caso destes, é que “seja o pai a pedir aos filhos que venham ao aniversário da mãe”. Nesta família, contudo, “as coisas são diferentes” — e terá sido o filho a exigir ao pai que estivesse presente, para não dar origem a mais polémicas e a mais falatório na imprensa sobre a relação dos antigos reis.

https://www.facebook.com/123107454373173/photos/a.1828484550502113/2391247160892513/?type=3&theater

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR