Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting, e Nuno Mendes (Mustafá), líder da claque Juventude Leonina, foram detidos este domingo, avançou a CMTV e confirmou o Observador junto de fonte oficial da GNR. O antigo presidente do Sporting passa a noite numa célula da GNR.

Bruno de Carvalho foi detido em sua casa, apurou o Observador junto de fonte judicial. A ordem de detenção foi dada assim que chegaram à habitação elementos da GNR e procuradores do Ministério Público. Depois, iniciaram-se as buscas em casa de Bruno de Carvalho, com este presente.

Ao Observador, fonte da Procuradoria-Geral da República confirmou que “foram efetuadas duas detenções no âmbito do inquérito relacionado com as agressões na Academia do Sporting Clube de Portugal em Alcochete”. Os dois detidos, que não foram nomeados mas são, sabe o Observador, Bruno de Carvalho e ‘Mustafá’, “serão oportunamente presentes ao Juiz de Instrução Criminal para aplicação das medidas de coação”. Esse primeiro interrogatório judicial deverá acontecer esta terça-feira.

A detenção de Bruno de Carvalho, apurou o Observador, reflete a existência de provas que as autoridades consideram suficientemente sólidas para considerar que foi ele o mandante do ataque à Academia de Alcochete, em maio deste ano. A invasão resultou em agressões a jogadores da equipa de futebol do Sporting e a elementos da equipa técnica liderada por Jorge Jesus.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bruno de Carvalho foi detido pela GNR, que é o órgão policial que comanda este processo de detenção e buscas, confirmou o Observador. A GNR fez também buscas na sede da Juventude Leonina, junto ao estádio José Alvalade, com a presença de “Mustafá”, que acompanhou as autoridades nas buscas feitas em sua casa, na Aroeira. Acompanhar as buscas é um direito legal que os dois mantêm, mesmo detidos.

A CMTV diz ainda que terá sido encontrada droga na sede da Juventude Leonina, avançando que terão sido confiscadas 20 gramas de cocaína e uma quantidade indeterminade de haxixe.

Não é habitual existirem buscas ao fim-de-semana, sobretudo a horas tardias, havendo até limitações legais à realização dessas iniciativas durante a noite e a madrugada. Esses limites, contudo, não existem quando está em causa suspeitas de envolvimento em crime de terrorismo. Neste momento, recorde-se, os 23 suspeitos de participação no ataque ao centro de treinos do Sporting que se encontram detidos estão indiciados pelo crime de terrorismo, além dos crimes de sequestro, ameaça agravada, ofensa à integridade física agravada e incêndio florestal.

Encontro na Vasco da Gama, dezenas de tochas, pânico no balneário e esvaziar dos cacifos: o filme de terror na Academia

A ligação da Juventude Leonina aos ataques

Embora nem todos os elementos suspeitos de participar no ataque à Academia de Alcochete estejam filiados na claque Juventude Leonina, uma boa parte, pelo menos 14, tem ligações ao grupo liderado por Nuno Mendes, conhecido como ‘Mustafá’.

O líder da “Juve Leo” já tinha sido acusado num outro processo, que também envolveu um outro dirigente leonino, Paulo Pereira Cristóvão. Nesse processo, cujos factos remontam a 2015, Mustafá foi acusado de ter estado envolvido em assaltos violentos que ocorreram no distrito de Lisboa, tendo respondido pelos crimes de associação criminosa, roubo, sequestro, posse de arma proibida, abuso de poder, violação de domicílio por funcionário e falsificação de documento.

No interior da Academia de Alcochete, no dia das agressões a jogadores e equipa técnica de futebol do Sporting, esteve também um antigo líder da claque Juventude Leonina, Fernando Mendes.

Mendes, que terá sido dos poucos invasores a estar na Academia sem cara tapada, terá falado com Jorge Jesus durante o ataque, garantindo que a intenção dos encapuçados seria apenas conversar com os jogadores. O histórico antigo líder da claque leonino saiu da Academia de Alcochete num BMW, cujo condutor, Nuno Torres, assegurou ter sido autorizado pela segurança para entrar no centro de treinos, já depois dos ataques.

Fernando Mendes, recorde-se, esteve envolvido num incidente com jogadores do Sporting no aeroporto da Madeira, no jogo que antecedeu o ataque a Alcochete. No final dessa derradeira partida do cameponato, em que o Sporting foi derrotado pelo Marítimo e não conseguiu assegurar o 2º lugar no campeonato, Fernando Mendes e outros adeptos leoninos tiveram uma altercação com os jogadores, em especial Marcos Acuña e Rodrigo Battaglia. Fernando Mendes afirmou mesmo “vemo-nos em Alcochete”, nesse momento, segundo reveleram a CMTV e o Diário de Notícias da Madeira.

Acuña, Patrício, William e Battaglia. Estes eram os alvos da fúria dos adeptos que invadiram a Academia do Sporting