O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, inicia esta terça-feira uma visita oficial à Noruega, que decorre até quinta-feira, durante a qual vai encontrar-se com a primeira-ministra do país escandinavo e a família real.

A visita de Nyusi surge a convite da chefe do Governo norueguês, Erna Solberg, e surge numa altura em que os dois países mantêm relações intensas em vários domínios.

A Noruega participa no grupo constituído por nove oficiais internacionais que está a dar apoio técnico e aconselhamento ao processo de desarmamento, desmobilização e reintegração (DDR) na sociedade civil dos efetivos armados da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição.

No plano económico, o Governo de Moçambique e a companhia norueguesa Yara International assinaram em julho de 2017, em Maputo, um memorando de entendimento para produção de fertilizantes a partir de gás natural a extrair dentro de quatro a cinco anos da bacia do Rovuma, norte do país.

Além de manter conversações oficiais com a primeira-ministra norueguesa, Filipe Nyusi vai reunir-se em separado com o príncipe herdeiro, a presidente do parlamento norueguês bem como com a

Filipe Nyusi vai ainda manter encontros com a comunidade moçambicana residente na Noruega e vai ser recebido pelo príncipe herdeiro na quinta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR