Aparentemente, o site internacional de media da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) terá libertado fotos oficiais da pick-up derivada do Wrangler. Entre o material disponibilizado na plataforma dedicada aos jornalistas estaria, inclusivamente, o comunicado de imprensa relativo ao novo modelo, com a data de 28 de Novembro – o dia em que o mais recente membro da família Jeep deveria ser desvendado.
O material foi retirado pouco tempo depois, mas bastou o período em que esteve online para que alguém tratasse de se ‘documentar”. Fotos e dados técnicos foram parar ao JeepGladiatorForum.com, esclarecendo muitas das suposições que se vinham a fazer a respeito da nova pick-up.
Desde logo, ao contrário do que se suspeitava, esta proposta não vai retomar a mítica denominação Scrambler. A designação comercial será – e a ‘fonte’ parece fidedigna – Gladiator. Portanto, trata-se à mesma de recuperar um nome com história na marca, para quem se recorda da Gladiator de 1963 baseada no Wagoneer (foto acima).
Quanto à estética, a situação é completamente inversa, uma vez que se confirma o visual antecipado por vários renderings: haverá poucos modelos cuja versão definitiva seja tão similar às projecções que entretanto se foram fazendo.
Olhando para as fotografias, estamos perante um Wrangler de quatro portas… com caixa atrás. Uma opção que se compreenderá se a intenção da marca for capitalizar a imagem que o Wrangler já consolidou entre os fãs da Jeep. E parece mesmo ser essa a estratégia do construtor norte-americano, pois a pick-up vai usufruir exactamente das mesmas opções, em termos de chassi e de mecânica, que já se encontram na gama Wrangler. E, depois, esgrime um trunfo que faz da Gladiator uma proposta sem rival: os compradores podem optar entre um soft top e dois hard tops diferentes, o que faz desta pick-up a única no segmento com capacidade para circular em topless. Para além disso, tal como o Wrangler, pode continuar em registo de striptease, já que também aqui o pára-brisas se dobra e as portas são amovíveis.
No que toca ao offroad, encontramos os mesmos pergaminhos que fazem do Wrangler uma referência – de referir que este Jeep foi nomeado ‘4×4/SUV of the Year’ do SEMA pelo nono ano consecutivo. Entre esses argumentos, destaque para dois avançados sistemas de tracção integral, activa e permanente on-demand (Command-Trac e Rock Trac), e ainda sistema de bloqueio eléctrico dos eixos dianteiro e traseiro Tru-Lock, diferencial autoblocante mecânico Trac-Lok e desconexão electrónica da barra estabilizadora dianteira.
Por fim, se nos concentrarmos naquilo que muda realmente face ao Wrangler, temos que a caixa mede 1,5 m de largura, oferece vários pontos de fixação e uma tomada de 12 volts. Carrega até 725 kg e pode rebocar até 3.470 kg.