Cinco pessoas ficaram feridas este domingo num aparatoso acidente no Grande Prémio de Macau de Fórmula 3. O carro envolvido no acidente ficou completamente desfeito e a pilota alemã Sophia Flörsch fraturou a coluna, encontrando-se no hospital.

A corrida foi interrompida pouco antes das 16h00 (08h00 em Lisboa), sendo retomada quase uma hora após o carro da jovem alemã ter saído da pista em grande velocidade, ultrapassando os ‘rails’ de proteção na abordagem à curva do Hotel Lisboa.

Vídeos divulgados nas redes sociais por espectadores que se encontravam junto à pista mostram o acidente de vários ângulos. O carro de Sophia Flörsch despista-se quando se prepara para uma curva, seguindo em frente e saindo disparado da pista a grande velocidade.

Segundo a organização, em comunicado, o acidente provocou ferimentos em dois pilotos, dois fotógrafos e um fiscal da corrida. A organização informou que todos os envolvidos foram transportados conscientes para o hospital onde se encontram a receber cuidados médicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A equipa VanAmersfoortRacing, pela qual a alemã corre, divulgou o relatório médico que indica que a atleta se encontra consciente e com os sinais vitais estáveis, mas com uma fratura da espinha dorsal.

A atleta alemã, entretanto, publicou um tweet a dar conta do seu estado de saúde e a informar que será submetida a uma cirurgia na manhã de segunda-feira. “Quero que todos saibam que estou bem e que vou ser operada amanhã de manhã”, escreveu, agradecendo à organização da corrida o tratamento que recebeu.

Sophia Flörsch, de 17 anos, natural da Alemanha, faz a sua estreia no Grande Prémio de Macau. Nascida em 2000, Sophia começou a correr em corridas de karting em 2005. Em 2015, estreou-se na Fórmula 4 — competição para pilotos juniores — na Alemanha. Esta era a sua época de estreia na Fórmula 3, a nível mundial.

[Veja neste vídeo o acidente em câmara lenta]

No ano passado, a competição ficou marcada pela morte do piloto britânico Daniel Hegarty (Honda), de 31 anos, na sequência de um acidente, ocorrido a meio da prova de motos, que não registava fatalidades desde 2012.

O Grande Prémio de Macau inclui três corridas de carros — as taças do mundo de Fórmula 3, GT e de carros de turismo (WTCR) -, bem como a 52.ª edição do Grande Prémio de motos, além da taça de carros de turismo de Macau e a taça da Grande Baía.

A Fórmula 3 é uma categoria de corridas para pilotos que aspiram chegar à Fórmula 1.