Uma impressora de 3D com um sistema de reciclagem incorporado foi enviada para a International Space Station (ISS), a Estação Espacial Internacional, na sequência da celebração dos 20 anos [completados na próxima terça-feira, dia 20 de novembro] em órbita da estação espacial — trata-se do refabricator que foi enviado no sábado passado no The Cygnus [uma aeronave espacial da NASA] e vai ser a primeira impressora “tudo em um” com a capacidade de imprimir objetos a três dimensões e reciclar peças de plástico antigas de forma a torná-las em ferramentas para os cientistas.

De acordo com a CNN, esta tecnologia irá “minimizar a necessidade de se lançarem continuamente mantimentos de reparação para o espaço“, levando a uma redução dos custos orçamentais.

O refabricator pretende economizar a necessidade de novos materiais a bordo e assim autonomizar a estação espacial, dando a possibilidade aos tripulantes de poderem criar os seus próprios utensílios a partir de materiais usados. Contudo a impressão de objetos a três dimensões não é uma prática nova para os cientista em órbita, pois a primeira impressão desta natureza data de 2014.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a Quartz, a NASA avança que o refabricator poderá ser a chave para as grandes explorações espaciais futuras, uma vez que tornará possível fazer viagens de longa duração sem que as tripulações estejam dependentes dos materiais enviados da Terra.

Sem a capacidade de reciclar, teria de ser enviada uma grande quantidade de mantimentos para que fosse possível levar a cabo explorações mais longas”, tal como comunicado no site oficial da NASA.