Com a devida pompa e circunstância, a Mazda mostrou no certame californiano a mais recente geração do 3. E logo nas versões sedan, de quatro portas, e hatchback, de cinco, tradicionalmente a mais vendida em Portugal.

O sedan mantém a linha elegante que sempre o caracterizou, enquanto o hatchback assuma uma óbvia ruptura com os seus antecessores, especialmente devido ao maciço pilar posterior.

Construído sobre a nova plataforma, a  SKYACTIV-Vehicle Architecture, o novo 3 surge com nítido ar de família com as mais recentes produções do fabricante nipónico, mas com óbvias alterações, que lhe conferem um ar mais moderno e actual. A tradicional grelha da marca continua presente, mas mais estilizada, com os faróis mais rasgados a conferir-lhe um ar mais dinâmico, respeitando sempre a filosofia de design Kodo, tão querida deste construtor.

22 fotos

Ao serviço do novo 3 vão estar motores a gasolina e diesel, respectivamente os Skyactiv-G e Skyactiv-D, por serem aqueles que os clientes mais procuram, com o Mazda3 a prever para breve a montagem das motorizações híbridas Skyactiv-X, cujo objectivo é proporcionar o mesmo – ou mais – prazer de condução, com consumos e emissões mais reduzidos. Estes novos motores, com uma forte componente eléctrica, deverão passar a estar disponíveis já em 2019, trazendo consigo as vantagens fiscais de que os seus concorrentes já usufruem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR