O antigo Presidente dos Estados Unidos George H.W. Bush morreu aos 94, disse na sexta-feira o porta-voz da família, Jim McGrath. Bush morreu pouco depois das dez horas da noite (04h00 em Lisboa) de sexta-feira, cerca de oito meses após a morte de sua esposa, Barbara Bush.
O 41.º Presidente dos Estados Unidos serviu de 1989 a 1993 e oito anos depois assistiu à tomada de posse do seu filho George W. Bush, que se tornou o 43.º Presidente.
George H.W. Bush, um republicano moderado, foi eleito Presidente dos Estados Unidos em 1988 depois de ter servido dois mandatos como vice-presidente de Ronald Reagan. Pode assim presidir ao fim da Guerra Fria — o Muro de Berlim caiu em novembro de 1989 e a União Soviética acabou em Agosto de 1991 — e iniciar o que então se designou como uma “nova ordem mundial”, idealmente multilateral mas em que os Estados Unidos emergiam como única e incontestada superpotência.
A forma como liderou, com mão firme, prudência e habilidade diplomática esse complexo período de tansição grangeou-lhe o respeito da comunidade internacional.
Bush pai, como muitas vezes era referido para o distinguir do 43.º Presidente, viu sua popularidade aumentar no período da Guerra do Golfo no início de 1991, mas esse capital desapareceu num período de recessão breve, mas profunda. O republicano acabou por ser derrotado pelo democrata Bill Clinton, quando procurava assegurar um segundo mandato, numa eleição em que um terceiro candidato, o populista Ross Perot, baralhou as contas no colégio eleitoral.
Bush também foi um herói da Segunda Guerra Mundial, congressista do Texas, diretor da CIA e vice-presidente de Ronald Reagan. Apenas um outro Presidente norte-americano, John Adams, teve um filho que também se tornou presidente.
Bush tinha sido internado no hospital com uma infeção no sangue em 23 de abril, um dia após o funeral da ex-primeira dama, tendo ali permanecido durante 13 dias. Voltou a ser hospitalizado em maio, indicando pressão baixa e fadiga uma semana depois de chegar ao Maine para passar o verão.
Acabou por ter alta alguns dias depois e comemorou seu aniversário em 12 de junho – fazendo história, ao tornar-se o primeiro ex-Presidente a atingir a idade de 94 anos.
My grandfather was the greatest man I ever knew. His life spanned the American Century—he fought in World War II … took part in the Texas oil boom … served out a distinguished career in public service including serving as president during the final days of the Cold War. pic.twitter.com/6i68EPVC3j
— George P. Bush (@georgepbush) December 1, 2018
Bush era o patriarca de uma dinastia política que inclui o filho George W. Bush, que foi também Presidente, outro como governador, John Ellis Bush (que chegou a ser candidato nas primárias republicanas à presidência dos EUA) e um neto que atualmente ocupa um cargo estadual no Texas.
Trump e Obama recordam o antigo Presidente
O actual Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saudou a “liderança inabalável” de George Bush. “Através de sua autenticidade, do seu espírito e compromisso inabalável com a fé, a família e o seu país, o Presidente Bush inspirou gerações de cidadãos norte-americanos”, afirmou Trump através de um comunicado divulgado a partir de Buenos Aires, onde participa na cimeira do G20.
Também o anterior Presidente dos EUA, Barack Obama, referiu-se à morte do seu antecessor George Bush considerando que “a América perdeu um patriota e um humilde servidor”. As palavras de Obama sublinharam a contribuição de Bush para “reduzir o flagelo das armas nucleares e para formar uma ampla coligação internacional para expulsar um ditador do Kuwait”. Obama acrescentou ainda que a diplomacia de George Bush ajudou a “terminar com a Guerra Fria sem se disparar um tiro”.
O actor e antigo governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger também já reagiu na sua conta de Twitter:
President Bush has left us for one last flight but his destination isn't unknown. He's flying into the arms of the love of his life, Barbara. This evening, each of us should take a minute to look up and offer him a silent thanks. FULL STATEMENT: https://t.co/XbuFYztrmg
— Arnold (@Schwarzenegger) December 1, 2018