China

Xi Jinping quer “nova era” nas relações entre China e Argentina

O Presidente da China quer uma "nova era" nas relações entre o país e a Argentina, dois Estados "relevantes" que devem "fomentar o multilateralismo e o livre comércio".

O presidente chinês vai agora deslocar-se ao Panamá e realizará depois uma visita oficial a Portugal, entre 4 e 5 de dezembro

JUAN IGNACIO RONCORONI/EPA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

O Presidente da China, Xi Jinping, quer uma “nova era” nas relações entre o seu país e a Argentina, dois Estados “relevantes” que devem “fomentar o multilateralismo e o livre comércio”, num “panorama mundial intrincado”.

A posição do chefe de Estado foi transmitida depois da assinatura de 30 acordos bilaterais em áreas como o comércio e exportações e de um encontro com o seu homólogo argentino, Mauricio Macri, em Buenos Aires.

No sábado, Xi Jinping tinha-se reunido, também em Buenos Aires, à margem da cimeira do G20, com o presidente norte-americano, Donald Trump, e ambos acordaram não impor novos impostos e continuar as negociações para encontrar uma saída para a guerra comercial entre os dois países.

Hoje, sem fazer qualquer referência aos Estados Unidos, o governante chinês sublinhou a importância do livre comércio e dos caminhos defendidos no G20, cuja cimeira de líderes terminou no sábado, na capital argentina.

“[China e Argentina] Devem fazer valer o espírito de solidariedade do G20 de firme defesa do multilateralismo e do livre comércio para construir una economia mundial aberta e fomentar a prosperidade do mundo”, afirmou. O presidente chinês vai agora deslocar-se ao Panamá e realizará depois uma visita oficial a Portugal, entre 04 e 05 de dezembro.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
União Europeia

As eleições deviam ser uma maçada

Henrique Burnay

China, Estados Unidos, Rússia, energia, clima, banca, defesa, plataformas digitais e empregos do futuro. Pela discussão que aí vai não se nota, mas as europeias são sobre tudo isto e muito mais.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)