A sucessora de Angela Merkel na liderança do partido União Democrata Cristã (CDU) já foi eleita com 517 votos dos 999: Annegret Kramp-Karrenbauer, até agora, secretária-geral do partido. A eleição foi feita esta sexta-feira, na cidade de Hamburgo no congresso do partido.

Os delegados escolheram Annegret Kramp-Karrenbauer, apelidada de “Mini-Merkel”, na segunda ronda de votações. A vitória foi renhida: Kramp-Karrenbauer ficou separada por apenas 35 votos do candidato Friedrich Merz, advogado e empresário apelidado de “Anti-Merkel”, que recebeu 482 votos. O terceiro candidato Jens Spahn, atual ministro da Saúde, foi perdeu a corrida na primeira ronda de votações.

A sucessora, que segue a linha política da chanceler alemã, estava entre os dois candidatos favoritos à liderança do partido e era também a favorita de Merkel. Kramp-Karrenbauer tinha sido escolhida por Merkel para secretária-geral do partido —  cargo que ocupa desde fevereiro deste ano.

O fim de uma era. Há vida depois de Merkel?

Merkel é a chefe do governo alemão há 13 anos e líder da CDU há 18. A 29 de outubro, revelou a intenção de não se recandidatar à liderança do partido. Ainda assim, Angela Merkel planeia cumprir o seu mandato por inteiro e, por isso, continuar a ser chanceler até 2021.

Assim, Annegret Kramp-Karrenbauer não se torna automaticamente chanceler mas, agora na liderança do partido, poderá assumir o cargo político caso Merkel se demita ou, no final do seu mandato, caso vença as eleições.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR