Já lá diz o ditado: “A falar é que a gente se entende.” E uma conversa terá bastado para pôr os pontos nos “i” no que toca às diferenças entre o novo BMW Z4 e o futuro Toyota Supra. Dois modelos que, apesar de terem sido desenvolvidos em conjunto, partindo da mesma arquitectura, distinguem-se facilmente um do outro. Quem o garante é o director de Design do construtor bávaro, Adrian Van Hooydonk, que disse à Top Gear ter tratado do assunto numa única conversa com o seu homólogo da Toyota.
Ele é japonês e eu sou holandês, mas entendemo-nos imediatamente”, confidenciou Adrian Van Hooydonk, descrevendo este trabalho em conjunto como “uma colaboração muito, muito fácil em termos de design”.
Os dois terão chegado a acordo rapidamente nos pontos mais sensíveis do projecto e naquilo que pretendiam em matéria de proporções, pelo que o tema ficou “arrumado” por ali. Segundo Van Hooydonk, as duas equipas de design nunca se cruzaram e nunca partilharam informações acerca daquilo que estavam a fazer, até a BMW ter dado por concluído o seu novo Z4. Só então teve lugar uma nova reunião, onde as marcas mostraram o caminho que cada uma seguiu, com base na mesmíssima distância entre eixos e mecânica.
Antes disso, contudo, convém recordar que houve muito trabalho em equipa, já que os engenheiros dos dois construtores tiveram de trabalhar lado a lado, durante dois anos, para definir as bases que viriam a permitir lançar os novos roadsters – da largura à distância entre eixos, passando pela localização do depósito de combustível… Mas nada que permita confundi-los, antecipa o designer holandês.
Vamos ter de esperar pelo próximo mês de Janeiro para ver se é mesmo assim, pois o Supra será oficialmente apresentado no Salão de Detroit. Até lá, tentar descortinar as diferenças é um teste à paciência, pois se o Z4 é conhecido desde Agosto, o desportivo nipónico continua a trajar camuflado.
O novo Z4 deverá estar à venda no final do primeiro trimestre de 2019, encontrando-se já a ser produzido na mesma fábrica de onde sai o Jaguar I-Pace, nas instalações da Magna Steyr, na Áustria. Já o Supra tem previsto o lançamento comercial para mais tarde, algures no primeiro semestre do próximo ano, com as entregas aos primeiros clientes a iniciarem-se no Verão.