A agenda da BMW foi “furada”, não uma mas duas vezes. Os planos para apresentar a nova geração do Z4 foram ultrapassados pela ‘agilidade’ da Internet, que rapidamente tratou de pôr a circular imagens que mostravam o roadster alemão na sua forma definitiva e sem qualquer camuflagem. O segredo foi-se antes do tempo, mas o construtor bávaro manteve a agenda e tratou de revelar, como planeado, o novo Z4 em Pebble Beach, Estados Unidos da América. Precisamente no mesmo local onde, há um ano, a marca apresentou o BMW Concept Z4, protótipo que sofreu pouquíssimas alterações nas formas definitivas com que será produzido.

Na Califórnia, a BMW exibiu aquela que é denominada a “First Edition”, a versão especial de lançamento que monta o já conhecido M40i, um motor a gasolina de seis cilindros, capaz de debitar 340 cv de potência máxima e de impulsionar o Z4 de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, com o contributo de uma transmissão automática de oito velocidades.

A distribuição de peso é perfeita, com 50% a incidir em cada eixo, mas o comportamento dinâmico também conta com as benesses da divisão M, que tratou de dotar o roadster com uma suspensão desportiva com amortecedores controlados electronicamente, travões mais eficazes M Sport e diferencial traseiro também M Sport.

A First Edition estará disponível exclusivamente com a cor “Frozen Orange” para a carroçaria, o que garante um evidente contraste com a capota em tecido preto, operada electricamente – componente em que a marca voltou às origens, trocando o sistema rígido da geração anterior por uma solução mais leve. Exteriormente, é ainda de destacar as jantes de 19 polegadas, exclusivas desta versão de lançamento, bem como as capas dos retrovisores em preto brilhante, cor que também realça os detalhes da grelha frontal de duplo rim, agora mais larga. Salta ainda à vista, na frente, o capot longo e “musculado” e o recorte agressivo dos faróis LED adaptativos.

Por dentro, a First Edition conta com um sistema de som da Harman Kardon e bancos revestidos a couro preto com costuras contrastantes, ajustáveis electricamente e com função de memória. As imagens deixam ainda ver um novo volante desportivo de três raios, painel de instrumentos digital, sistema de entretenimento iDrive com um grande ecrã “flutuante” ao centro, head-up display e vários detalhes em cromado.

As restantes versões e opções de motorização com que a gama do Z4 será completada serão reveladas a 19 de Setembro, pouco antes de o dois lugares alemão fazer a sua estreia no Salão de Paris. Ainda segundo a BMW, o lançamento mundial do roadster arrancará já na próxima Primavera, ou seja, algures no final de Março.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR