Depois de vários anos de produção, “Tolkien” vai finalmente chegar às salas de cinema. O filme baseado na vida do autor de O Senhor dos Anéis, produzido Fox Searchlight, vai estrear a 3 de maio. E já foram divulgadas as primeiras imagens que mostram o ator inglês Nicholas Hoult, que entrou no filme candidato aos Óscares “A Favorita”, na pele de Tolkien. Edith Bratt, mulher do escritor e filólogo, é interpretada por Lily Collins.

Nicholas Hoult: falámos com o X-Men que vai interpretar Tolkien

Realizado pelo finlandês Dome Karukoski e produzido Peter Chernin, Jenno Topping, David Ready, e Kris Thykier, com guião de David Gleeson e Stephen Beresford, “Tolkien” explora “os anos de formação do autor órfão enquanto descobre a amizade, o amor e a aspiração artística entre um grupo de proscritos na escola. Isto leva-o para o mundo da Primeira Guerra Mundial, que ameaça destruir a ‘Irmandade’. Todas estas experiências haveriam de inspirar Tolkien a escreveu os seus famosos romances sobre a Terra Média”, refere a sinopse oficial. O Hobbit, a primeira história autor passada no universo de O Senhor dos Anéis, foi publicado em 1937.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O filme também explora, segundo Karukoski, “aqueles anos iniciais em que o artista que somos confronta, de certa forma, a nossa imaginação”, cita o USA Today. “Isso muitas vezes dá origem ao medo, em relação ao modo como a nossa imaginação brinca connosco, especialmente na mente de um génio como Tolkien.” O romance entre o autor e Edith Bratt, que Tolkien conheceu quando esta tinha 16 e com quem viria a casar, também ocupa um lugar especial na longa-metragem.

Beren e Lúthien: História de J.R.R. Tolkien vai ser publicada em 2017

Segundo a Collider, “Tolkien” é semelhante a produções como “Goodbye Christopher Robin”, sobre A.A. Milne, autor de Winnie the Pooh, ou “Finding Neverland”, sobre J.M. Barrie, criador de Peter Pan. Entre os atores escolhidos para o elenco — Colm Meaney, Anthony Boyle e Patrick Gibson, entre outros.