Há mais um líder militar venezuelano a virar as costas a Nicolás Maduro e a declarar o seu apoio a Juan Guaidó, o autoproclamado Presidente da Venezuela. Depois do adido militar da embaixada venezuelana nos EUA ter reconhecido o jovem líder, chegou agora a vez de Francisco Estéban Yánez Rodríguez, que é general de divisão da Força Aérea.

Além de ser general de divisão da Força Aérea — o que o deixa apenas abaixo dos cargos de major-general e general —, Francisco Estéban Yánez Rodríguez é também diretor de planificação estratégica do Alto Comando Militar de Aviação.

O anúncio foi feito pelo próprio, num vídeo colocado nas redes sociais. “Hoje, com orgulho patriótico e democrático, informo-vos que desconheço a autoridade irritante e ditatorial do senhor Nicolás Maduro e reconheço o deputado Juan Guaidó como o Presidente interino da República Bolivariana da Venezuela”, disse, filmando-se a si mesmo.

“Este povo já sofreu demasiado”, lamentou o o general de divisão. Por isso, apelou aos militares que não se opusessem aos manifestantes anti-Maduro. “A transição para a democracia está eminente. Continuar a pedir às Forças Armadas que reprimam o nosso povo é continuar com as mortes por fome e doença”, disse. “Aos meus companheiros de armas peço que não virem as costas ao povo da Venezuela. Não reprimam mais.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Francisco Estéban Yánez Rodríguez quis ainda assegurar que, ao contrário do que possa parecer, os militares não estão com Nicolás Maduro. “Nas Forças Armadas, 90% não está com o ditador, está com o povo da Venezuela”, disse o general de divisão.

E acrescentou ainda uma informação que atribuiu aos seus “companheiros democratas da divisão 4” da Força Aérea: “Dizem que  ditador tem todos os dias dois aviões prontos. Que se vá embora!”.

Petróleo, ouro e poder: como Maduro comprou os militares e garantiu (até ver) o seu apoio