815kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pena de Morte

Vietname

Milionária vietnamita condenada à morte por fraude

O julgamento da empresária faz parte da campanha anti-corrupção que levou à detenção de dois Presidentes, vários ministros e dos maiores empresários do país. Lan desviou fundos no valor de 3% do PIB.
Tunísia

4 condenados à morte por homicídio de opositor

Sentença, que culmina 11 anos de investigações, condenou não só à morte quatro dos réus, como outros dois a prisão perpétua pela morte do ativista e crítico do partido islamita.
Fact Check

Foto mostra condenada à morte por apedrejamento?

Uma publicação que circula nas redes sociais alega que a fotografia mostra uma mulher minutos antes de ser executada por apedrejamento no Irão. Porém, trata-se de um protesto ocorrido na Colômbia.
China

China. Yang Jun não vai recorrer da pena de morte

Detido na China desde 2019 por acusações de espionagem, o escritor australiano Yang Jun revelou à família que está sem forças para lutar contra a pena de morte imposta no início de fevereiro.
Pena de Morte

A pena de morte e o novo método

Um Estado não pode existir e afirmar-se através da mesma lógica com que um criminoso se afirmou perante a vítima.
Índia

Índia. Libertos oito condenados à morte no Qatar

O Qatar libertou oito ex-militares indianos, que imprensa indiana noticiou terem sido condenados à morte por espionagem a favor de Israel. As autoridades dos dois países não avançam pormenores.
Escritores

China: escritor Yang Jun condenado a pena de morte

Yang Jun, que nasceu na China em 1965, está desde 2019 detido por acusações de espionagem. Em 2021, foi julgado à porta fechada. Austrália diz que escritor foi condenado a pena de morte suspensa.
Pena de Morte

Alabama got me so upset

Na madrugada (hora portuguesa) de 26 de Janeiro de 2024, “Alabama got me so upset”. O foco no gáudio em torno da inovação do método utilizado para a execução de Keneth Smith é requinte de malvadez.
Taiwan

UE quer mais esforço para abolir pena capital

Em Taiwan a pena capital pode ser aplicada a uma variedade de crimes, mas juntamente com UE reiteraram o compromisso de promover e proteger os direitos humanos, a democracia e o estado de direito.
Estado Islâmico

EUA: terrorista condenado a 10 perpétuas

Em 2017, Sayfullo Saipov matou oito pessoas em Manhattan. A justiça de Nova Iorque condenou-o agora a 10 penas de prisão perpétua. "Ataque insensível e cobarde", revela o juiz Vernon Broderick.
Singapura

Droga. Duas pessoas executadas em três semanas

Condenado em 2019, um singapuriano de 36 anos foi executado por tráfico de droga. Desde que Singapura retomou os enforcamentos, em março de 2022, treze pessoas já morreram.
Guiné Equatorial

Amnistia lamenta abolição parcial de pena de morte

A Amnistia Internacional destacou a abolição total da pena de morte na Serra Leoa e República Centro-Africana, mas criticou a Guiné-Equatorial por ter acabado com medida apenas de forma parcial.
Pena de Morte

Pena de morte com maior aumento em 5 anos

Em 2022 a execução da pena de morte registou 52,5% em 20 países, o maior aumento em cinco anos. As execuções ocorrem sobretudo na China, no Médio Oriente e no norte de África.
Estados Unidos da América

DeSantis defende morte para abusadores de menores

Governador da Florida considera que os abusadores sexuais a menores de 12 anos devem sofrer a pena de morte. No entanto, proposta de lei esbarra contra decisão de 2008 do Supremo Tribunal dos EUA.
Singapura

Homem executado por traficar um quilo de marijuana

Apesar dos apelos para abolir a pena capital no país, um homem de 46 anos, condenado à morte em 2018 por traficar um quilo de marijuana, foi esta quarta-feira executado por enforcamento em Singapura.
Irão

Execuções no Irão cresceram 75%

Com 2022 a registar um aumento de 75% de execuções judiciais no Irão (582), duas ONG alertam para a "máquina de morte" criada como instrumento de intimidação e apelam à oposição da sociedade.
Amnistia Internacional

Guiné-Equatorial mantém pena de morte

"Em 2022 o Presidente Teodoro Obiang promulgou o novo código penal que veio abolir a pena de morte, mas continuam a existir disposições sobre a pena de morte no código de Justiça militar", diz AI.
Israel

Ministro israelita defende pena de morte

Depois de Ben Gvir se mostrar a favor de uma "lei que imponha a pena de morte para os terroristas", a Alemanha defendeu que medida "seria um grande erro" e uma "prática cruel".
Transgénero

EUA executam primeira pessoa transgénero

Amber McLaughlin foi condenada pela violação e assassínio da ex-namorada em 2003, no Missouri. A reclusa iniciou a sua transição de género há cerca de três anos na prisão.
Noticiário

16h. Ronaldo chega ao estádio do Al Nassr 

Para a cerimónia, que tem duração prevista de duas horas, estão mais de 25 mil adeptos. E ainda, Polónia quer reintroduzir pena de morte. Especialista fala em violação de acordo europeu.
Polónia

PM polaco admite reintrodução da pena de morte

A Carta de direitos fundamentais da União Europeia estabelece no artigo 2.º que "ninguém pode ser condenado à pena de morte nem executado", mas Morawiecki defendeu a reabertura do debate na Polónia.
Pena de Morte

Zâmbia elimina pena de morte

O presidente assinou na sexta-feira à noite o decreto de abolição destas leis da era colonial, o que suscitou reações entusiásticas por pare de ONG e ativistas dos direitos humanos.
Irão

Irão executa segunda pessoa envolvida em protestos

O homem executado foi identificado como Majidreza Rahnavard, acusado de esfaquear até à morte dois membros das forças de segurança e ferido quatro, no dia 17 de novembro.
Irão

Irão: primeiro enforcamento de manifestante 

Shekari foi detido no dia 25 de setembro e condenado no dia 20 de novembro pelo Tribunal Revolucionário, sendo acusado de realizar uma “guerra contra Deus” e por “espalhar a corrupção na Terra".
Myanmar

Myanmar. ONG pede revogação de penas de morte

"Todas estas condenações seguiram-se a julgamentos à porta fechada, extremamente injustos, que ficaram muito aquém dos padrões internacionais de julgamentos justos", sublinhou a Human Rights Watch.
Pena de Morte

Ministro da Justiça do Japão demitido por piada

Yasuhiro Hanashi esteve no centro de uma controvérsia esta semana, depois de comentar que o ministro da Justiça é um cargo discreto, que só pode ser notícia "quando assina uma execução".
Pena de Morte

Papa pede fim da pena de morte em Bahrein

Francisco também instou o país a garantir condições de trabalho "seguras e dignas" para os trabalhadores imigrantes, que enfrentam abusos na construção, extração de petróleo e serviços domésticos.
Guiné Equatorial

Santos Silva saúda abolição da pena de morte

Presidente da Assembleia da República saudou novo Código Penal equato-guineense que consagra a abolição da pena de morte e afirmou que "Portugal continuará a pugnar pela abolição universal".
Guiné Equatorial

Portugal saúda abolição da pena de morte

Portugal saudou a abolição da pena de morte na Guiné Equatorial e comprometeu-se a pugnar pela "abolição universal e definitiva" desta prática, da qual o país é um "convicto abolicionista".
Pena de Morte

ONU sauda decisão da Guiné Equatorial

Nada Al-Nashif refere que a decisão do país africano reforça "ainda mais a tendência mundial para a abolição universal e contribuindo para o reforço e desenvolvimento dos direitos humanos".
Pena de Morte

Guiné Equatorial. Abolida pena de morte

Vice-Presidente equato-guineense avançou a informação considerando o momento como "histórico e memorável" para o país na gestão do respeito dos Direitos Humanos.
Myanmar

Myanmar faz primeiras execuções em mais de 30 anos

Desde 1988 que não existiam execuções no Myanmar, foram agora mortos quatro prisioneiros. As autoridades confirmam que "a punição foi executada" por enforcamento.
Guiné Equatorial

Pena de morte. PR revela "boa notícia" de Obiang

Obiang revelou a Marcelo que abolição da pena de morte foi aprovada pelo parlamento equato-guineense e promulgação será "muito rápida". Abolição da pena de morte foi um dos compromissos do país.
Guerra na Ucrânia

Norte-americano capturado admite pena de morte

Os 2 norte-americanos capturados pelo exército russo em Kharkiv podem enfrentar a pena de morte, à semelhança do que aconteceu aos 2 britânicos e ao marroquino detidos por separatistas do Donbass.
Guerra na Ucrânia

Soldados do regimento Azov arriscam pena de morte

Os soldados do regimento Azov, os últimos a renderem-se após três meses de intensos combates para defender a siderurgia de Azovstal, em Mariupol, vão ser julgados e arriscam pena de morte.
Estados Unidos da América

A última escolha: injeção letal ou o"gás nazi"

Caso opte pela morte com gás Zyklon B, Frank Atwood, de 66 anos, será a primeira pessoa a ser executada este século com o gás utilizado durante o Holocausto.
Singapura

Singapura executa homem com deficiência

"É inacreditável que Singapura tenha avançado com a execução, apesar dos apelos internacionais para poupar a sua vida", afirmou a irmã do condenado, Sarmila Dharmalingam.
Pena de Morte

Carolina do Sul permite execução por fuzilamento 

Lei mudou em 2021 mas alterações à câmara de execução foram concluídas agora. Cadeira elétrica é método preferencial para aplicação da pena no Estado mas reclusos podem escolher pelotão de fuzilamento
Estados Unidos da América

Boston. Restabelecida pena de morte para bombista

Dzokhar Tsarnaev foi um dos autores do atentado bombista na maratona de Boston de 2013. A sentença tinha sido anulada, mas o Supremo Tribunal revogou essa decisão com seis votos a favor.
Fact Check

Ventura defende a pena de morte em Portugal?

Francisco Rodrigues dos Santos disse que entre as propostas do líder do Chega constava a introdução da pena de morte. Ventura tem-se batido por essa ideia?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos