Este domingo, na antecâmara do dérbi entre Sporting e Benfica, o jornal O Jogo explicava que Pizzi batia Bruno Fernandes no duelo individual de números e estatísticas em participação em golos, passes acertados e recuperação de bolas. Contudo, se Bruno Fernandes tem no Sporting um estatuto de “preferido” dos adeptos, com uma grande influência dentro do balneário e aceitação generalizada por parte das bancadas, Pizzi funciona muitas vezes como “alvo” do Benfica: o criativo é por norma o primeiro a ser criticado quando algo corre mal, ainda que seja dos mais utilizados tanto por Rui Vitória como agora com Bruno Lage.

A máscara de André Pinto que não escondeu o aparelho de João Félix (a crónica do Sporting-Benfica)

Este domingo, no dérbi de Alvalade, Pizzi acrescentou mais um golo à conta pessoal desta temporada e é já o segundo melhor marcador dos encarnados com sete golos, apenas atrás dos 11 de Seferovic (que também voltou a marcar frente ao Sporting). O médio internacional português é mesmo o segundo jogador com mais influência direta em golos na Primeira Liga e é o líder das assistências em Portugal (tem nove). Além da grande penalidade que converteu e que deu o quarto do Benfica, Pizzi também bateu o livre que originou o segundo golo dos encarnados e o primeiro da conta pessoal do central Rúben Dias – sendo esta a 12.ª vez em 2018/19 em que assiste e marca no mesmo jogo e a segunda consecutiva, já que também o tinha feito na goleada ao Boavista por 5-1 na última jornada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois do jogo em que o Benfica segurou o segundo lugar da Primeira Liga e ainda se aproximou do FC Porto (os dragões empataram a zero em Guimarães), foi Pizzi a representar os encarnados na flash interview, onde defendeu que a equipa da Luz fez “um grande jogo” e podia ter terminado com “números mais elevados”. “Queríamos era vir aqui ganhar. A verdade é que acho que fizemos um grande jogo, muito completo, estivemos sempre por cima do Sporting, enfrentámos uma grande equipa com jogadores de qualidade, mas desde o primeiro momento tivemos sempre muita força, muita qualidade com bola, com muita personalidade. Esta vitória é inteiramente justa e podia ter sido por número mais elevados”, explicou o internacional português, num dia em que o selecionador nacional Fernando Santos esteve nas bancadas de Alvalade a assistir ao dérbi.

O número 21 do Benfica não escondeu que a vitória frente ao Sporting “dá muita força” mas lembrou que esta foi apenas “mais uma luta”. “A verdade é que nós desde o primeiro momento estamos sempre com vontade de vencer. A verdade é que ganhar um dérbi na casa do adversário dá-nos muita força, mas foi mais um jogo mais uma luta e dar os parabéns ao Benfica porque fizemos um jogo excecional”, afirmou Pizzi, que garantiu ainda que a goleada em Alvalade não tem “benefício nenhum” para o jogo da próxima quarta-feira, novamente contra o Sporting mas desta vez a contar para a meia-final da Taça de Portugal. “O jogo de quarta-feira vai ser totalmente diferente, uma competição diferente e agora é descansar, aproveitar bem esta vitória e quarta-feira lá estaremos para tentar outra vitória”, disse.

A versão mais goleadora de Pizzi, que se cruza com números que vão de Eusébio a Simão e Montero