Depois de um início demolidor de Campeonato, com um hat-trick em 38 minutos frente ao V. Guimarães logo a abrir, Pizzi deu continuidade ao arranque com veia goleadora e apontou o segundo e último golo do Benfica na vitória com o Boavista, no Bessa. E também aqui foi por pouco que não aumentou esses números individuais, vendo Helton Leite conseguir travar um lance no último minuto em que surgiu isolado frente ao guarda-redes axadrezado, que desviou para canto. Ainda assim, uma meta estava alcançada: quase dois anos depois, o médio voltou a marcar em rondas consecutivas da Liga.

“É com uma satisfação enorme que recebo a distinção [MVP do jogo], mas tenho de destacar o trabalho dos meus companheiros de equipa. Estou feliz por ter feito mais um golo, mas ainda mais por termos ganho num terreno difícil como é o Bessa”, referiu na zona de entrevistas rápidas, antes de abordar o encontro e o próximo encontro de terça-feira, a contar para a primeira mão do playoff de acesso à fase de grupos da Champions. “Estamos a ter um início muito bom, estamos bem fisicamente. Entrámos muito fortes contra um Boavista que no Bessa é sempre complicado. Foi uma vitória justa e jogámos com muita qualidade. Agora temos de descansar ao máximo. Conseguimos os seis pontos nos dois primeiros jogos, como queríamos, e agora é vencer perante os nossos adeptos o PAOK”, salientou o internacional português.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O encontro deste sábado ficará para sempre marcado pela estreia de João Félix na equipa principal encarnada, sendo o quinto mais novo a ser lançado por Rui Vitória desde que assumiu o comando do Benfica em 2015 depois de José Gomes, Svilar, Renato Sanches e Jovic. Mas são os números alcançados neste arranque por Pizzi que mais impressionam, ainda para mais tratando-se de um médio. Números que, pelos quatro golos nas duas jornadas iniciais da Liga, só encontram precedente na história das águias se recuarmos aos tempos de Eusébio, quando o avançado marcou cinco vezes nas duas rondas inaugurais em 1972: três na goleada por 6-0 ao Leixões na Luz, dois no triunfo no Bessa por 3-1 frente ao Boavista.

Em termos globais, e se juntarmos também os encontros realizados na terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões com o Fenerbahçe, encontramos também um nome que deixou marca no clube encarnado: em 2002/03, Simão conseguiu essa marca de quatro ou mais golos nos primeiros quatro encontros oficiais (neste caso foram mesmo cinco), com um na vitória com o Marítimo (3-0), um com o Beira-Mar em Aveiro (2-0), um com o Moreirense fora (3-2) e dois na receção ao U. Leiria, onde chegou ao primeiro festejo sem ser de grande penalidade.

Por fim, e olhando para o cenário mais geral, a última vez que um jogador conseguiu fazer quatro golos nas duas primeiras jornadas do Campeonato foi há cinco anos: acabado de chegar a Alvalade, Fredy Montero fez um hat-trick na goleada por 5-1 em Alvalade frente ao Arouca (naquele que, por curiosidade, foi o primeiro jogo da equipa no principal escalão do futebol português) e marcou também em mais uma goleada na ronda seguinte do Sporting, em Coimbra, com a Académica (4-0).