O Governo norte-americano anunciou esta quinta-feira uma recompensa de um milhão de dólares (cerca de 880 mil euros) a quem fornecer informações que possibilitem a detenção do atual líder do grupo jihadista Al-Qaeda, Hamza bin Laden, filho do terrorista Osama bin Laden.
Hoje [quinta-feira] anunciamos que vamos oferecer uma recompensa de um milhão de dólares a quem der informação que conduza à detenção do líder da Al-Qaeda”, disse o secretário adjunto para a Segurança Diplomática dos Estados Unidos da América, Michael Evanoff.
WANTED. Up to $1 million for information on Hamza bin Laden, an emerging al-Qa'ida leader. Hamza is son of Usama bin Laden and has threatened attacks against the United States and allies. Relocation possible. Submit a tip, get paid. https://t.co/LtBVhsrwTc #RFJ pic.twitter.com/gmx5hkoSzQ
— Rewards for Justice عربي (@Rewards4Justice) February 28, 2019
No início era Saad bin Laden quem estava previsto suceder ao pai na liderança da organização terrorista, mas um ataque de drones terminou com a sua morte no Paquistão, em 2009. Depois da morte de Saad, foi escolhido Hamza Bin Laden para liderar o grupo jihadista. Desde então, Hamza ameaça atacar EUA em vingança pela morte do seu pai por militares em maio de 2011. O novo líder de Al-Qaeda também tem divulgado mensagens de áudio e vídeo na internet, convocando os seus seguidores a atacar os Estados Unidos e os seus aliados ocidentais.
Hamza Bin Laden terá cerca de 30 anos e é filho de uma das três mulheres sobreviventes de Osama Bin Laden, Jairia Sabar, de acordo com BBC News. No verão do ano passado casou-se com a filha de Mohamed Atta, o principal autor dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque.
Filho de Bin Laden casou com a filha do líder dos atentados do 11 de setembro
A CIA revelou que, durante a invasão dos EUA à cidade paquistanesa Abbottabad em 2011, descobriu no computador do líder da Al-Qaeda vários documentos e entre os arquivos o vídeo do casamento do seu filho Hamza.
Segundo a BBC News, Mike Pompeo afirmou que foram apreendidos 18 mil documentos, 79 mil arquivos de imagens e áudio, e mais de 10 mil vídeos, que podem revelar os planos e trabalhos de Al-Qaeda.
Embora não se tenha a certeza da localização do fiho de Osama Bin Laden, presume-se que Hamza viveu com a sua mãe no Irão, onde ocorreu o casamento, e que de momento poderá estar em algum lugar na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão.