“Ups. Ocorreu um erro. Estamos a tentar solucioná-lo o mais depressa possível.” É esta a mensagem que está a aparecer a inúmeros utilizadores do Facebook que estão a tentar fazer publicações. No site “DownDetector”, onde é possível reportar os erros que estão a afetar vários sites no mundo, na última hora, mais de 10 mil utilizadores afirmaram estar com problemas na rede social, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Os primeiros casos reportados começaram às 15h00.

A mensagem de erro que surge no Facebook

Em resposta ao Observador, o Facebook enviou o seguinte comunicado: “Estamos cientes de que as pessoas estão a ter alguns problemas ao aceder às aplicações da família Facebook. Estamos a trabalhar para resolver o problema o mais depressa possível”. A rede social continua sem ter mais informações sobre o caso até ao momento. O WhatsApp e o Instagram, que são detidos pela rede social, estão também com problemas.

No Twitter, a rede social afirma que não se trata de um ataque informático “DDoS” (inúmeros acessos simultâneos a servidores para sobrecarregá-los e boicotar sites de Internet). O Facebook afirma que continua a trabalhar para resolver o problema.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este problema está também a afetar utilizadores do Instagram, que pertence ao Facebook. Outro dos problemas parece ser no Messenger, a aplicação de chat da empresa. Vários utilizadores reportam que não conseguem enviar anexos.

A rede social não está completamente em baixo e, por vezes, é possível fazer publicações. Contudo, a maioria dos utilizadores afetados nas redes sociais afirma que nem consegue pôr um “gosto”.

Não é a primeira vez que este tipo de falhas acontece. Por norma, costumam ser problemas com servidores que são resolvidos em poucas horas. A página de Facebook do Observador esteve impossibilitada de partilhar na rede social durante a última hora.