Durante o fim de semana dois golfinhos deram à costa nas praias de Santa Cruz, em Torres Vedras. De acordo com o Jornal de Mafra, um foi encontrado na praia de Mirante e o outro na praia da Mexilhoeira. Os dois corpos encontravam-se sem barbatana caudal. Para já, desconhecem-se as causas da morte e das mutilações sofridas por aqueles mamíferos.
Imagens desta tragédia já foram partilhadas na rede social Facebook.
Não é a primeira vez que os corpos sem vida destes mamíferos dão à costa naquelas praias do concelho de Torres Vedras. Já no mês de janeiro três golfinhos foram encontrados nas praias de Santa Cruz, também com as barbatanas caudais cortadas.
Catarina Gaia, a utilizadora do Facebook que publicou este fim-de-semana imagens dos corpos dos golfinhos encalhados, disse ao Jornal de Mafra que já tinha dado conta da mesma situação em janeiro. Os mamíferos estavam a “ficar num estado terrível” pelo tempo excessivo que permaneceram em terra, disse ao órgão local.
Catarina Gaia diz tentou então contactar as autoridades para que tomassem conta da situação. A Capitania de Peniche não atendeu ao pedido e Catarina contactou a GNR de Santa Cruz que também não conseguiu obter resposta da Autoridade Marítima. O caso acabou por ser divulgado pelo Jornal de Mafra que também não conseguiu obter respostas da Capitania de Peniche.