Operação Marquês

Operação Marquês. Carlos Slim, o quinto homem mais rico do mundo vai ser testemunha de Granadeiro

126

O antigo líder da PT é acusado de ter sido corrompido por Ricardo Salgado para beneficiar o GES. As audições arrancam esta segunda-feira. E o milionário empresário mexicano é testemunha da defesa.

O antigo CEO da PT é acusado de ter recebido 24 milhões de euros para beneficiar o GES em vários negócios

© Hugo Amaral/Observador

Arranca nesta segunda-feira a audição da defesa de Henrique Granadeiro na fase de instrução da Operação Marquês. A lista de testemunhas apresentadas pelo antigo líder da Portugal Telecom (PT) tem vários nomes de peso. Segundo conta o Diário de Notícias, um deles foi considerado, em 2018, o quinto homem mais rico do mundo, o mexicano Carlos Slim Helú.

Henrique Granadeiro é acusado de crimes de corrupção passiva, branqueamento de capitais, peculato, abuso de confiança e fraude fiscal qualificada. Entre a lista de 15 testemunhas está também um antigo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, um professor catedrático e empresários.

O antigo CEO e presidente do conselho de administração da PT é acusado de ter recebido 24 milhões de euros — alegadamente pagos pelo ex-presidente do BES, Ricardo Salgado — para beneficiar os interesses do Grupo Espírito Santo em vários negócios da PT.

Henrique Granadeiro não deverá prestar declarações nesta fase do processo, escreve o DN. Os 15 nomes propostos pela defesa começam a ser ouvidos esta segunda-feira pelo juiz Ivo Rosa. Dos nomes apresentados, está António Mendonça (antigo ministro do governo de José Sócrates), o empresário mexicano Carlos Slim Helú, Ricardo Knoepfelmacher (antigo administrador da Brasil Telecom) e Hélio Calixto Costa (que deixou a Oi em março de 2018).

As inquirições iniciam-se esta segunda-feira e prolongam-se até dia 29 de março, com três depoimentos por dia, sendo que nem todos serão feitos presencialmente.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)