Rádio Observador

Lifestyle

Um mundo melhor começa em nossa casa

278

Sabia que é mais eficiente utilizar máquina de lavar a loiça do que lavar a loiça à mão? E que ao reduzir o tempo no duche para 3 minutos pode poupar em média 7,9 litros de água por minuto?

As alterações climáticas e o consumo insustentável estão entre os maiores desafios à prosperidade do planeta e das nossas gerações futuras. É verdade que existe uma consciencialização cada vez maior para este tema. Contudo, sabemos que a maioria das pessoas não compreende o impacto das pequenas ações que podemos fazer no dia a dia porque vê os benefícios como pouco visíveis ou intangíveis.

Queremos inspirar e ajudar pessoas em todo o mundo a viver uma vida mais saudável e sustentável, dentro dos limites do planeta. É nesse sentido que estamos a desenvolver o negócio IKEA e a nossa oferta, numa abordagem circular e com produtos para a casa que facilitam comportamentos mais amigos do ambiente.

Poupar água: ao utilizarmos torneiras e cabeças de duche misturadoras, com regulador que reduz o fluxo da água, podemos poupar até 30% de água. Para além disso ao reduzir o tempo no duche, para cerca de 3 minutos, podemos poupar em média 7,9 litros de água por minuto. É o tempo aproximado da sua música favorita– uma forma sustentável e animada de acordar!

Reduzir o desperdício alimentar: 33% da comida em todo o mundo é desperdiçada. Os recipientes herméticos transparentes, para além de conservarem os alimentos mantendo-os frescos por mais tempo, facilitam a identificação dos produtos no frigorífico ou na despensa e assim, ajudam a reduzir o desperdício alimentar. Para além disso, sendo em vidro resistente e com um design simples, podem ir ao congelador, ao frigorífico, ao forno e à mesa e assim, poupar água de lavagens desnecessárias.

Eficiência energética: As lâmpadas LED duram mais de 15.000 horas e consomem menos 85% de energia do que as lâmpadas incandescentes tradicionais. Outra boa ideia, é aproveitar o bom tempo e as horas de sol que temos em Portugal e preferir secar a roupa num estendal, em vez de utilizar máquina.

Estas são algumas das boas práticas e soluções em destaque na campanha Um mundo melhor começa em casa, desenvolvida pela IKEA e que decorre até 26 de maio. Um mundo melhor e mais sustentável começa nas nossas casas e cada um de nós pode fazer a diferença.

Este conteúdo é da autoria de Cláudia Domingues, responsável de sustentabilidade IKEA Portugal

Saiba mais em https://observador.pt/seccao/observador-lab/ikea-inspira/

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros de órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Conteúdo produzido pelo Observador Lab. Para saber mais, clique aqui.
Partilhe
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: obslab@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)