A procuradora do Ministério Público, Cândida Vilar, foi constituída arguida depois de uma queixa-crime de um dos militares que está a ser julgado no caso dos Comandos — processo liderado pela procuradora —, noticiou o Público (edição exclusiva no papel). Mário Maia, tenente-coronel de infantaria, arguido no processo, acusou a procuradora de prevaricação e de detenções ilegais.

Mário Maia era o diretor de 127.º curso dos Comandos em que morreram dois formandos devido ao golpe de calor durante a Prova Zero e apresentou queixa contra Cândida Vilar. O Ministério Público arquivou o inquérito decorrente da queixa, por considerar que a procuradora não tinha cometido qualquer crime, mas o militar pediu a abertura da instrução.

Comandos. Advogado dos militares acusados diz que procuradora “não está mentalmente sã”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na abertura de instrução é argumentado que a procuradora ordenou a detenção, alegadamente, ilegal de sete militares (dos 19 já constituídos arguidos) para serem interrogados pelo juiz. Além disso, são feitas críticas ao que a procuradora escreveu no despacho: considerava que os suspeitos apresentavam “personalidades deformadas”, criavam “ambiente de intimidação e terror” e nutriam um “ódio patológico, irracional contra os instruendos”.

A instrução também critica o recurso ao trabalho do major Vasco Brazão que, enquanto investigador-chefe da Polícia Judiciária Militar, avaliou no inquérito-crime o desempenho dos instrutores do 127.º curso dos Comandos. Além de não concordar com os juízos de valor do major, a argumentação lembra que o mesmo é um dos 20 arguidos no processo do roubo das armas de Tancos.

Contactada pelo Público, Cândida Vilar confirmou que tinha sido constituída arguida, mas não fez mais nenhum comentário.

Chefe do Exército processado por arguido do processo das mortes no curso dos Comandos