O Facebook, o Instagram e o WhatsApp voltaram a funcionar depois de mais de duas horas em baixo. As falhas começaram pouco depois das 11h30 deste domingo e foram sentidas em todo o mundo.

Durante as mais de duas horas em que as aplicações estiveram com problemas, chegou a ser possível comunicar através do Messenger e WhatsApp, mas estas rapidamente voltaram a estar em baixo. O Facebook e o Instagram estiveram sempre sem funcionar — não era possível abrir a página da primeira e a da segunda não atualizava.

No site downdetector.com, o número de falhas relatadas foi aumentando ao longo das horas enquanto, no Twitter, uma das poucas redes sociais que esteve a funcionar, os utilizadores se queixavam-se problemas:

Ao The Verge, um porta-voz do Facebook admitiu que “algumas pessoas tiveram problemas em ligar-se às aplicações” este domingo. “O problema foi resolvido. Pedimos desculpa pelo inconveniente”, afirmou, sem, porém, explicar o que levou às falhas.

As falhas deste domingo acontecem apenas um mês depois de o Facebook ter sofrido a pior falha desde que se tornou a rede social mais popular do mundo, que afetou também aplicações anexas como o Messenger, o Instagram e Whatsapp. Demorou quase 24 horas a ser totalmente resolvida. A empresa culpou uma “mudança na configuração de um servidor” e pediu desculpa aos utilizadores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR