A Ferrari nasceu em 1939, pela mão de um piloto que (felizmente) decidiu tornar-se empresário. Enzo Ferrari foi o responsável por esta aventura, criando um construtor com o qual todos os outros fabricantes de desportivos se comparam há 79 anos. Depois de provar o seu valor nas pistas, em 1940, a Ferrari dedicou-se igualmente aos modelos de estrada, os Grand Turismos, a partir de 1948.

Neste desfile de “máquinas” preparado pela Budget Direct Car, os modelos de estrada arrancam com o Ferrari 166 Inter, produzido em 1948, evoluindo até 2015, quando o primeiro Ferrari F12 TdF saiu da linha de montagem. Pena faltarem os modelos introduzidos nos últimos quatro anos, mas esta falha não retira mérito à iniciativa.

Depois dos carros de série, concebidos a pensar em dar gozo a quem os conduz em estrada, o vídeo passa para o que apelida de Sport Protótipos, ou seja, os modelos construídos exclusivamente para pista. O primeiro da lista ainda nem sequer era Ferrari ou envergava o Cavallino Rampante, pois o Construzione 815, o primeiro veículo concebido e produzido por Enzo Ferrari, era um Auto Avio, ou seja, o então departamento de competição da Alfa Romeo. A lista continua ininterrupta até ao Ferrari 599XX, não propriamente um veículo de competição, mas sim um modelo concebido para rodar apenas em pista.

O vídeo termina com os Ferrari one-off, isto é, modelos produzidos sob encomenda e limitados a uma unidade. Esta moda, altamente lucrativa para a casa italiana foi iniciada apenas em 2005, ou seja, muito depois da partida de Enzo em 1988, aos 90 anos, com o Ferrari P4/5 a dar o pontapé de saída. A saga continua até ao Ferrari SP38, fabricado em 2018.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR