Tornou-se viral nas redes sociais, na última semana, o vídeo de um urso bebé, aparentemente orfão, que abordou um grupo de esquiadores em Truckee, no estado norte-americano da Califórnia. O urso foi amigável, não exibindo qualquer tendência violenta, mas esse comportamento poderá levar a que seja abatido, admitem autoridades citadas por uma estação de televisão local, afiliada da NBC.
Foi um comportamento “muito raro”, reconheceu uma responsável da Bear League, uma organização não-governamental que zela pela segurança dos ursos e de outros animais selvagens. “O urso bebé abordou as pessoas porque tem pouco juízo, mas imagine que ele cresce e engorda 100 ou 200 quilos — é grande, forte e continua a pensar que consegue abordar as pessoas… Não vai ser bom, alguém lhe vai dar um tiro…”, comentou Ann Bryant.
Este vídeo tornou-se viral, mas poucos dias antes o mesmo urso já se tinha aproximado de um outro snowboarder, que também publicou as imagens nas redes sociais, dizendo que tinha feito “um amigo novo a quem ia ensinar” a praticar aquele desporto.
https://www.instagram.com/p/BwS66sJBmqA/
O California Department of Fish and Wildlife já levou o animal para avaliar o seu comportamento. Se o urso-bebé demonstrar sentir-se demasiado confortável ao pé de pessoas, os receios relacionados com a segurança pública podem levar a que o animal seja eutanasiado ou que, em alternativa, seja levado para um santuário para animais selvagens.