Está a ser muito partilhada nas redes sociais uma publicação que diz que foi avistado um crocodilo numa praia em Ílhavo, Aveiro. Mas, ao Observador, a Capitania do Porto diz que não há registo de tal ocorrência.

“Um crocodilo foi fotografado na Praia da Barra”, lê-se num dos posts, publicado a 3 de abril e que já somava mais de 300 partilhas no momento em que esta verificação foi feita.

Ao Observador, a Capitania do Porto de Aveiro garante que não se trata da Praia da Barra, no concelho de Ílhavo: “O molhe que aparece na fotografia não corresponde ao existente.”

Na resposta enviada por e-mail, a entidade acrescenta: “Não temos conhecimento de registos de crocodilos em praias nacionais.”

Ao pesquisar a imagem na Internet, não surgem quaisquer resultados, pelo que poderá tratar-se de uma montagem.

Também não há qualquer registo público de que as autoridades portuguesas tenham encontrado recentemente qualquer animal semelhante em qualquer praia do país.

Conclusão

Não há registo de avistamentos de crocodilos nas praias nacionais. A publicação em causa fala numa praia em Ílhavo, mas, ao Observador, a Capitania do Porto de Aveiro afirma que não é verdade.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge