Iker Casillas já teve alta do hospital depois de ter sofrido um enfarte do miocárdio na passada quarta-feira. Após cinco dias de internamento na CUF do Porto, o guarda-redes do FC Porto agradeceu o apoio dos adeptos, mas recorda que não sabe o que lhe reserva o futuro: “Estou muito melhor. Vou precisar de um repouso que pode ser de duas semanas ou de dois meses. Não sei, mas para mim tanto faz. Não sei o que será o futuro, mas o que importa é estar aqui e poder falar convosco tranquilamente”.

Iker Casillas. “Tudo controlado por aqui, um susto grande, mas com as forças intactas”

Em declarações aos jornalistas à saída do hospital — acompanhado pela mulher, a jornalista Sara Carbonero —, Iker Casillas lembrou que o problema de saúde que sofreu “pode acontecer a qualquer momento e a qualquer pessoa”: “Aconteceu-me a mim e aqui estamos”, afirmou. Admite que “ainda é difícil falar” porque sabe ter tido “muita sorte”. E agradeceu as mensagens de apoio que tem recebido: “Fizeram-me sentir querido. O importante é sair com um sorriso, emociono-me ao ver tanta gente que veio até aqui”. Já durante a manhã desta segunda-feira, Casillas regressou às redes sociais — a última mensagem tinha sido no dia em que foi internado, para tranquilizar os adeptos — e garantiu que estava “com o coração contente”, numa publicação onde ainda partilhou uma música.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A saída do hospital surge depois de um fim de semana em que o guarda-redes foi homenageado mais do que uma vez e não só pelo FC Porto. Depois de na sexta-feira ter recebido a visita do plantel dos dragões, Casillas foi recordado pelos colegas de equipa e pelos adeptos antes e durante o jogo com o Desp. Aves, no sábado: os jogadores do FC Porto mostraram uma tarja onde se podia ler “Força, Iker!” e jogaram com o nome do espanhol nas camisolas, enquanto que as claques exibiram uma faixa com um desenho do guarda-redes e a mesma mensagem. O Desp. Aves também entrou no Dragão com camisolas que diziam “Força, Casillas” e no Jamor, onde o Sporting goleou o Belenenses SAD por 1-8, a Juventude Leonina exibiu uma tarja onde se lia “No jogo da vida não há adversário. Força, Iker”. Também em Madrid, onde o Real recebeu este domingo o Villarreal, os jogadores merengues entraram no Santiago Bernabéu vestidos com t-shirts que diziam “Iker, todos contigo” e que foram acompanhadas por mensagens semelhantes nas bancadas do estádio onde o guarda-redes jogou durante 17 anos.

A sucessão de Helton, a reputação internacional, a defesa do clube nas redes: como Casillas veste a pele do dragão

Na passada sexta-feira, Sérgio Conceição falou sobre o guarda-redes na habitual conferência de imprensa de antevisão do jogo do dia seguinte e garantiu que “o futebol faz parte da vida mas a vida em si é mais importante do que tudo o resto”. “Obviamente que a equipa sentiu o problema como sente qualquer problema com qualquer jogador porque é uma equipa muito solidária, como se cada um deles estivesse a passar por aqui. Primeiro ficámos apreensivos, depois percebemos a gravidade da situação e a equipa está com ele, unida”, acrescentou o treinador dos dragões, que acompanhou os jogadores na visita a Casillas nesse mesmo dia.

Da divisão sobre o futuro no futebol à reação imediata que foi vital. 8 perguntas e respostas sobre o enfarte de Casillas

Este sábado, foi a vez de Víctor Valdés enviar uma emotiva mensagem a Iker Casillas. O antigo guarda-redes do Barcelona e também da seleção espanhola, onde foi substituto do guardião do FC Porto durante vários anos, recorreu ao Instagram para escrever uma longa carta ao “querido amigo”. “Neste mundo do futebol, uns escolhem ser guarda-redes, outro devem aprender a sê-lo com os seus defeitos e as suas virtudes. Tu és e serás sempre um daqueles que nascem com uma luva em cada mão, esse ídolo em que residem as qualidades inatas que os outros devem alcançar, esses ídolos em que os menos capacitados se fixam, a sonhar que algum dia poderão alcançar, como tu, o troféu que te reconhece como o melhor, o nosso campeão do mundo com o 1 nas costas”, escreveu Valdés.

“Meu amigo, é inevitável emocionar-me ao escrever estas linhas e a recordar o que vivemos (…) querido Iker, querido amigo, como guarda-redes que somos aceitamos sem temor e com o valor que nos identifica esse perigo que a vida decide trazer para perto da nossa área, e nesta ocasião é mais do que uma simples defesa. O teu coração, esse que continua a bater por bem daqueles que hoje sonham com alcançar aquilo que um dia foste, chama por ti, e eu como amigo e rival de tempos passados, peço-te que sejas de novo esse leão branco mas desta vez por detrás da linha lateral”, continua o antigo guarda-redes, que deixa claro que gostava de ver Casillas como treinador.

https://www.instagram.com/p/BxCf_FZFK_M/?utm_source=ig_embed