Eleições Europeias

“Qual campanha?”. Representante da UE em Portugal fala em oportunidade perdida para discutir Europa

509

A representante da Comissão Europeia em Portugal considera que os partidos em campanha estão a desperdiçar a oportunidade de esclarecer os portugueses sobre os desafios da União Europeia.

Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal.

@CE/Bruno Portela

“Qual campanha?” pergunta Sofia Colares Alves. A representante da Comissão Europeia em Portugal afirma que “falta debate eleitoral sobre Europa” e critica que a campanha, que termina a 24 de maio, esteja mais concentrada em questões domésticas.

No 5º episódio do podcast do Observador, Eurovisões, a “embaixadora” de Bruxelas em Lisboa alerta para o desperdício da oportunidade de “esclarecer as pessoas” sobre os reais poderes da União Europeia (UE).

Há uma confusão enorme nos portugueses, que tanto criticam a Europa por se imiscuir nas questões nacionais, como criticam a UE por não ajudar a tapar buracos na rua”, lamenta Sofia Colares Alves.

A UE deve gerir problemas como as migrações, as alterações climáticas, “todos os grandes desafios que os países individualmente” não conseguem resolver, salienta Sofia Colares Alves. “Informar as pessoas sobre o que a UE deve e não deve fazer teria sido ótimo nesta campanha. Eu não vejo muita dessa informação.”

Nesta entrevista ao Observador, a representante da Comissão Europeia admite que a União Europeia está a viver um momento difícil, mas não está “pessimista em relação ao futuro da UE”. O Brexit e o crescimento dos nacionalismos e populismos são “pequenos retrocessos”, na opinião de Sofia Colares Alves, que deviam ser aproveitados como toque a reunir para dar nova força à UE. Estes momentos de “altos e baixos” são também importantes “para as pessoas perceberem que isto (UE) não é um dado adquirido.”

O Eurovisões é um podcast do Observador em tempo de campanha eleitoral para as Europeias de 26 de Maio. É publicado ao final da tarde e está disponível nas plataformas habituais.

Oiça as melhores histórias destas eleições europeias no podcast do Observador Eurovisões, publicado de segunda a sexta-feira até ao dia do voto.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rconceicao@observador.pt
Ambiente

A onda verde na UE e os nacionalismos

Inês Pina
134

Se hoje reduzíssemos as emissões de CO2 a zero já não impedíamos a subida de dois graus centígrados. E estes “míseros” dois graus vão conduzir ao fim das calotas polares e à subida do nível do mar.

Eleições Europeias

Os ventos que sopram da Europa

Jose Pedro Anacoreta Correira

É preciso explicar que o combate pela redução de impostos não significa menos preocupação social. É precisamente o inverso: um Estado menos pesado contribui para uma sociedade mais justa. 

Ministério Público

A democratura em roupão e com unhas

José P. Ribeiro de Albuquerque.
451

Sobre as propostas de alteração apresentadas pelo PS e PSD, em sede de apreciação na especialidade, à proposta do Governo que visa aprovar o novo estatuto do Ministério Público.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)