Espanha

Espanha. Detida outra mulher da Associação Infancia Libre por impedir o ex-marido de ver o filho

A Associação espanhola Infancia Libre continua envolta em polémica depois de mais uma mulher ter sido detida por impedir o ex-marido de ver a filha, uma criança de 11 anos.

Várias mães da Associação Infancia Libre estão acusadas de proibir os ex-maridos de ver os filhos

A polícia espanhola deteve nesta terça-feira mais uma mulher que fazia parte da Associação Infancia Libre, ligada ao Podemos, que alegadamente impedia o ex-marido de ver a filha. A detenção surge no seguimento de várias denúncias por parte do pai da criança que acusa a mãe de não cumprir o regime de visitas.

Este é o terceiro caso em menos de dois meses associado à Associação Infancia Libre, que tem sido usada por mulheres para acusar os pais destas crianças de abusarem sexualmente dos filhos.

A detenção de Ana María Bayo Villamil aconteceu no estacionamento do hospital madrileno de La Paz, local em que esta mulher de 39 anos trabalhava como enfermeira. A mulher estava há dois anos sem permitir que o pai da criança, uma menina de 11 anos, visse a filha, mudando com frequência de casa.

Como nos casos anteriores, o pai da criança foi acusado de abusos sexuais, dos quais ficou absolvido em tribunal há cerca de um mês.

A Infancia Libre é uma associação de proteção de menores, vítimas de abusos sexuais ou de maus-tratos familiares. A sua presidente, María Sevilla, terá tido um primeiro contacto com o Podemos através de um convite para ser ouvida na Comissão de Direitos Humanos da Infância e da Adolescência do Congresso. Em 2017, participou numa ação de sensibilização junto do governo espanhol juntamente com deputadas e senadoras do partido de Pablo Iglesias. Após este evento, María Sevilla terá sido contratada para assessora do Podemos.

O grupo parlamentar do Podemos, no entanto, nega qualquer ligação à presidente da Infancia Libre.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
10 de junho

A função social da esquerda /premium

Rui Ramos

Talvez a direita, noutros tempos, tenha tido o papel de nos lembrar que não somos todos iguais. As reacções ao discurso de João Miguel Tavares sugerem que essa função social é hoje da esquerda.

PAN

A culpa como arma final /premium

André Abrantes Amaral

Antes o pecador ia para o Inferno; agora destrói a Terra. A Igreja falava em nome de Deus; o PAN fala em nome do planeta. Onde foi buscar tal ideia é o que a democracia tem tido dificuldade em perguntar

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)