O arquitecto Michele Molino e a equipa de designers do Peugeot Design Lab foram requisitados pelo estaleiro naval Latitude 46. O objectivo era modernizar e dinamizar o estilo dos seus novos veleiros, mas sem beliscar a identidade da gama Tofinou, caracterizada por uma combinação de linhas clássicas e elegantes com materiais nobres, do mogno envernizado ao aço inoxidável e carbono. E a proposta que resultou deste desafio confere ao Tofinou 9.7, o topo de gama, uma estética clean e claramente virada para a funcionalidade.

O veleiro com 9,75 metros de comprimento, projectado para saídas diárias para o mar, exibe um convés livre de obstáculos para facilitar a navegação, seja a solo ou com tripulação. O mesmo raciocínio se aplicou ao cockpit, onde se encontram dois ecrãs de controlo, tácteis e orientados para o skipper, devidamente protegidos da projecção da água do mar. Todos os comandos, incluindo os guinchos, estão ao alcance da mão. Um sistema de quilha fixa, giratória ou basculante deixa a embarcação à vontade para lidar com qualquer tipo de profundidade, enquanto a popa aberta para o mar tira partido da robustez do casco.

6 fotos

As duas primeiras unidades do Tofinou 9.7 vão ser entregues aos clientes em Junho, no porto de La Rochelle, França, surgindo depois aos olhos do grande público de 18 a 23 de Setembro, no Salão Grand Pavois à La Rochelle, e entre 7 e 15 de Dezembro, no Salão Náutico Internacional de Paris.

Esta não foi a primeira vez em que a equipa do Peugeot Design Lab se entregou à missão de conceber soluções para embarcações. Em 2012, como pode ver abaixo, foi desvendado um estudo para um veleiro de 30 metros. Mais recentemente, em 2017, foi a vez de colaborar com a Beneteau na concepção do posto de comando do Sea Drive Concept (galeria acima).