As temperaturas estão a subir nesta quinta feira e as máximas, no continente, podem chegar nesta quinta-feira aos 38 graus. É o caso de Setúbal, prevendo-se 35 para Lisboa e Leiria e 34 para Braga, por exemplo. Já o Porto não deverá ultrapassar os 24 graus.

O calor intenso previsto fez com que 80 concelhos apresentem um risco elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nesse grupo estão concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Setúbal, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Coimbra, Guarda, Vila Real, Porto, Braga e Bragança.

O IPMA colocou em risco máximo também os concelhos de Tavira, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Alcoutim (Faro), Gavião (Portalegre), Sardoal e Mação (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco) e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de “reduzido” a “máximo”, sendo o “elevado” o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Também os distritos de Lisboa, Setúbal, Braga e Leiria vão estar sob aviso amarelo até às 17h00 de sábado devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo o distrito de Faro, mas por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de sueste com dois metros até às 09h00 de sexta-feira.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Risco muito elevado e elevado na exposição à radiação ultravioleta

Com estas temperaturas é também de risco muito elevado e elevado a exposição à radiação ultravioleta (UV), avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Todos os distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores, com exceção do Faial (grupo central) e Flores (grupo ocidental) que estão com níveis elevados, apresentam risco muito elevado de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente céu limpo e subida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando temporariamente para norte na faixa costeira ocidental a norte de Sines durante a tarde, e soprando moderado a forte nas terras altas até final da manhã e a partir do final da tarde.

Para a Madeira prevê-se céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante norte, tornando-se moderado a forte nas terras altas a partir do final da tarde e pequena subida da temperatura máxima.

No Funchal e no Porto Santo as temperaturas vão variar entre os 17 e os 24 graus.

Para o grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca ou chuvisco, passando a aguaceiros fracos ao longo da tarde, condições favoráveis à formação de neblinas e vento sudoeste bonançoso a moderado.

No grupo central (Faial, Terceira, São Jorge, Pico e Graciosa) a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, tornando-se encoberto, chuva fraca ou chuvisco, condições favoráveis à formação de neblinas e vento sul bonançoso a moderado rodando para sudoeste.

O IPMA prevê para o grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento fraco.

Em Ponta Delgada as temperaturas vão oscilar hoje entre os 17 e os 22 graus, na Horta e Angra do Heroísmo entre os 18 e os 22 e nas Flores entre os 16 e os 22.