Rádio Observador

Sustentabilidade

Supermercados na Ásia substituem embalagens de plástico por folhas de bananeira

14.585

A prática começou na Tailândia e é agora adotada no Vietname. Utilizar folhas de bananeira para embalar frutas e legumes é a nova prática sustentável em vários supermercados.

O Vietname é o quarto país do mundo com maior quantidade de lixo plástico no oceano.

Perfect Homes Chiangmai / Facebook

A utilização de folhas de bananeira para embalar legumes tem sido posta em prática como forma alternativa ao plástico. A iniciativa nasceu na Tailândia e foi, agora, adotada em vários supermercados no Vietname.

Foi através do Facebook que a ideia, usada pela primeira vez no supermercado Rimping,em Chiangmai, na Tailândia, cresceu. As imagens partilhadas por uma empresa local tailandesa fizeram sucesso entre os internautas, chamando a atenção do Lotte Mart, Saigon Co. e Big C, todos eles supermercados vietnamitas.

Em entrevista à VnExpress, citada pela NextShark, um representante do Lotte Mart confirmou que a superfície comercial ainda está em fase de testes, mas que o plano é substituir o plástico por folhas de bananeira em todas as lojas da cadeia no país. Além de utilizar a ideia para embalar frutas e legumes, pretendem inovar e utilizá-las ainda para embalar carne fresca.

No caso da Big C, a loja pretende adotar esta ideia sustentável a outras que já colocaram em prática, como oferecer sacos biodegradáveis feitos com pó de milho.

Quando vejo vegetais embrulhados nestas bonitas folhas de bananeira, estou disposto a comprar em quantidades maiores” referiu um cliente local, citado pela NextShark. “Acho que esta iniciativa vai ajudar os moradores locais a estarem mais conscientes da proteção do meio ambiente”.

A proibição ou redução de sacos de plásticos é uma prática em crescimento na Ásia. Na Coreia do Sul e na China, por exemplo, os sacos de plástico descartáveis já são proibidos em supermercados e estabelecimentos comerciais e a pratica portuguesa de, em super e hipermercados, cobrar os sacos de plástico também já foi adotada no Taiwan.

O Vietname é o quarto país do mundo com maior quantidade de lixo plástico no oceano. No país, são descartadas cerca de 2.500 toneladas de resíduos plásticos por dia.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)