A NAV Portugal confirmou esta sexta-feira que uma avaria mecânica no radar do Porto gerou uma “capacidade limitada” no controlo de voos no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e garante estarem assegurados os “necessários níveis de segurança”. Fonte da ANA — Aeroportos de Portugal confirmou ao Observador que às 14h50 a situação ainda não estava normalizada.

Em resposta escrita enviada à agência Lusa, a Navegação Aérea (NAV) de Portugal confirmou “uma avaria mecânica no radar do Porto”, apontando que este equipamento estava a ser intervencionado.

“No entanto, sendo o Aeroporto do Porto servido por várias fontes de vigilância redundantes, o serviço não foi interrompido”, informou a NAV, acrescentando que os “sistemas de vigilância associados aos serviços de controlo de tráfego aéreo redundantes” garantem os “necessários níveis de segurança”. Assim, “por motivos de segurança, a capacidade [de controlar os voos] foi limitada”, mas a normal operação será “reposta” ainda esta sexta-feira.

“O sistema de vigilância está a ser reconfigurado para, durante esta sexta-feira, a capacidade normal ser reposta”, refere a nota. O controlo de tráfego aéreo no Porto está esta sexta-feira com “restrições” que estão a provocar “constrangimentos” na normal operação no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, confirmou à agência Lusa a ANA — Aeroportos de Portugal.

Na página online da ANA é possível verificar que há atrasos e cancelamentos de voos de e para o Porto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR