Rádio Observador

Economia

CUPRA: passagem para outro nível de experiências

Um ano depois a estratégia da SEAT é vencedora: a CUPRA cumpriu e superou as expectativas. Os modelos Ateca e o Formentor comprovam-no.

No início de 2018, a CUPRA ganhava o estatuto oficial de marca e voava do ninho da casa-mãe SEAT. Ganhava asas e conquistava uma identidade própria.  Pode dizer-se que esta foi uma aposta ganha: nos primeiros quatro meses deste ano de 2019, as vendas da nova marca bateram recordes, atingindo os 7900 automóveis – o que significa um crescimento de 82,3% em relação aos quatro meses equivalentes do ano anterior (números integrados no valor total de vendas SEAT). De acordo com Wayne Griffiths, vice-presidente comercial da SEAT e CEO da CUPRA, a marca global soma e segue e continua a ganhar quota de mercado nos países europeus. A ideia é manter esta tendência, o que não parece difícil de acontecer, já que a gama SUV já representa mais de 40% das vendas globais, contribuindo a CUPRA em muito para este sucesso.

Inspirar a ser mais e melhor

Para a SEAT a estratégia é simples: criar uma marca aspiracional, atingindo uma clientela premium que se apaixona facilmente pela sua gama de SUV, com novos níveis de performance e sofisticação, nomeadamente através dos modelos CUPRA Ateca e CUPRA Formentor, que oferecem um leque de experiências únicas que envolvem todos os sentidos.

CUPRA Ateca Special Edition
Apresenta padrões de performance, de sofisticação e de atração, revelando a forma como a marca interpreta o desportivo do presente e do futuro.

Especificações técnicas:

  • Motor 2.0 TSI de quatro cilindros, sobrealimentado, com 300CV de potência e 400Nm de binário;
  • Caixa de velocidades DSG de sete relações, com sistema de tração integral 4Drive e direção progressiva;
  • Launch Control que o impulsiona dos 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos.

Design exterior:

  • Jantes de 20” cobreadas e com um novo desenho  que alargam as vias;
  • Travões Brembo fornecidos de série;
  • Espelhos exteriores e spoiler traseiro em fibra de carbono cobreado;
  • Introdução do sistema de escape Akrapovic que reduz em cerca de 7 kg o peso do veículo;
  • Letras CUPRA em tom de cobre no exterior;
  • Carroçaria em cinzento grafeno.

Design interior:

  • Tonalidade azul petrol alcantara (exclusiva) reveste os bancos dianteiros (tipo bacquet), os bancos traseiros e os painéis das portas;
  • Aplicação de molduras a preto à volta das saídas de ar e da consola central;
  • Superfícies em Fibra de Carbono Cobreada

CUPRA Formentor

Este crossover híbrido musculado foi o primeiro modelo desenvolvido especificamente para a marca: CUPRA Formentor. O nome foi buscá-lo ao cabo de Formentor, na ilha de Maiorca e cujo nome evoca potência, força e segurança.

Especificações técnicas:

  • Motor com 245 CV;
  • Solução híbrida plug-in (PHEV): motor a gasolina associado a uma unidade eléctrica para atingir a potência total do motor (garante um mínimo de 50 km em modo exclusivamente eléctrico, antes de recorrer ao motor de combustão);
  • Caixa automática de dupla embraiagem;
  • Chassis inteligente DCC e diferencial autoblocante, que garantem um comportamento irrepreensível do veículo independentemente das condições da estrada ou do estilo de condução.

Design exterior:

  • Grelha em posição vertical, faróis mais esguios e inúmeras entradas de ar;
  • Painel lateral com uma cunha acentuada e cheia de vincos;
  • Traseira compacta, dominada por um enorme extractor e duas duplas saídas de escape.

Design interior:

  • Cockpit digital  com um ecrã central flutuante de 10” com sistema de navegação e um novo grafismo;
  • Consola central de dimensões generosas e acabamentos de fibra de carbono;
  • Volumosos bancos dianteiros, tipo baquet de competição.

Se a carroçaria bicolor nos remete para a robustez de um veículo todo-o-terreno, o design do CUPRA Formentor suaviza a sua silhueta, que não deixa de engrandecer e ampliar a qualidade exterior do veículo.

Estamos perante um novo paradigma, onde é possível encontrar no mesmo modelo um design exterior arrebatador e um interior confortável e envolvente, não descurando a integração da mais recente tecnologia que envolve o condutor e os passageiros.

Saiba mais sobre inovação Seat em https://observador.pt/seccao/inovamente/

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Conteúdo produzido pelo Observador Lab. Para saber mais, clique aqui.
Partilhe
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: obslab@observador.pt
Eleições

Eis o social - ismo

Luís Areias
111

O mais grave é que, tipicamente, o Estado não só não se preocupa em economizar, pois os recursos não foram ganhos com suor mas sim tirados coercivamente aos contribuintes, como nunca maximiza o valor.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)