A leiloeira RM Sotheby’s vai submeter à lei da maior oferta um dos poucos Aston Martin DB5 devidamente “artilhado” para estar à altura da missão de James Bond na “Operação Relâmpago”, película lançada em 1965. O leilão decorrerá entre 15 e 17 de Agosto, em Monterey, Califórnia (EUA), esperando-se que o bólide britânico seja arrematado por um valor algures entre os 4 e os 6 milhões de dólares.

Embora a leiloeira o promova como “o carro mais famoso do mundo”, dificilmente este exemplar encontrará um comprador na disposição de desembolsar à volta de 5 milhões de euros, considerando o histórico de outros Aston Martin envolvidos na saga, que nunca em licitação atingiram um valor tão elevado.

A unidade que se encontra à venda possuiu apenas três proprietários particulares, incluindo o conhecido coleccionador Lord Bamford. Foi originalmente adquirida pela Eon Productions para promover o quarto filme da série cinematográfica – por sinal, um dos 007 mais rentáveis de sempre.

18 fotos

A RM Sotheby’s garante que o desportivo inglês foi alvo de um profundo restauro que ficou concluído em 2012, trabalho a cargo da Roos Engineering. Os suíços nem terão deixado escapar os acessórios com que Q equipou o Aston Martin, pelo que o futuro proprietário até poderá fazer umas “brincadeiras” com a placa de matrícula giratória. Já o sistema para ejectar o passageiro pode dar azo a algumas tentações, mas é de uso desaconselhado…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR