Rádio Observador

Serviço Nacional de Saúde

Ordem quer levantamento dos serviços de nutrição no SNS

332

A Ordem dos Nutricionistas indica que é necessário um profissional para cada 20.000 utentes, o que implicaria ter cerca de 500 nutricionistas nos cuidados de saúde, quando atualmente há cerca de 100.

A Ordem dos Nutricionistas quer fazer um levantamento da criação de serviços de nutrição em todas as instituições de saúde, definida há um ano pelo Governo, e diz que o rácio destes profissionais no SNS continua a ser muito curto.

Em declarações à Lusa a propósito da publicação, há um ano, de um diploma que definia a criação de serviços de nutrição em todas as instituições de saúde, a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, diz que a Ordem quer fazer um levantamento, em conjunto com os profissionais que estão à frente destes serviços, para avaliar e, eventualmente, melhorar.

“Não temos dúvidas de que a criação de um serviço de nutrição em cada instituição do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é uma mais valia para a saúde da população. Há ganhos em saúde efetivos com a otimização da alimentação e da nutrição para os utentes”, afirma Alexandra Bento, frisando que a Ordem quer, no entanto, “ir mais além”.

“Queremos ver o que temos no terreno, quais são as práticas e também desencadear processos de melhoria continua”, defende.

A responsável diz não ter dúvidas de que o modelo criado “permite rentabilizar e otimizar recursos, centralizando todos os nutricionistas (…), uniformizando procedimentos e boas práticas”, defende Alexandra Bento, lembrando que “os ganhos em saúde estão nos serviços que funcionam com eficácia”.

“Só com mais nutricionistas no SNS se aumenta a eficácia”, sublinha a bastonária, para quem o rácio destes profissionais continua a ser muito curto.

“Este rácio complica a saúde de quem precisa dos serviços de um nutricionista” diz Alexandra Bento, recordando que, para a Ordem, o rácio ótimo seria de um profissional para cada 20.000 utentes, o que implicaria ter cerca de 500 nutricionistas nos cuidados de saúde primários, quando atualmente há pouco mais de 100.

“É muito insuficiente. E nos cuidados hospitalares deveríamos ter um para cada 50 camas e estamos muito longe destes números. Assim é difícil garantir a otimização da alimentação e nutrição nos utentes do SNS”, acrescentou.

Para debater e analisar a criação e o funcionamento destes serviços, a Ordem dos Nutricionistas promove hoje no Porto o seminário “Serviços de nutrição nos serviços de saúde”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Serviço Nacional de Saúde

SNS: Os Humanos

Fernando Leal da Costa

O Ministério não valoriza os seus melhores. Paradoxalmente, demoniza o recurso a todo o sistema, afunila a procura para um SNS saturado e, ao mesmo tempo, não valoriza os recursos humanos que tem.

Politicamente Correto

Os filhos do Vasco Granja /premium

Helena Matos

O reitor proibiu a carne de vaca. Os alunos se pudessem proibiam toda a carne. Em Portugal, eles são os filhos e netos do Vasco Granja. Gerações que, entre muita animação, estão a impor uma ditadura.

Turismo

A turistificação da economia algarvia

António Covas

Não é tarefa fácil falar de diversificação da base económica regional quando a atividade turística é aquela que remunera mais rapidamente as pequenas poupanças e os pequenos investimentos realizados.

Novo Acordo Ortográfico

Uma comunidade às avessas

José Augusto Filho

Da forma em que foi conduzido, o Acordo serve mais para enfraquecer a língua de Camões do que para disseminá-la. Quanto aos ganhos políticos e económicos esperados, foram até agora praticamente nulos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)