“Acho que é importante sublinhar uma proposta [do programa do Bloco de Esquerda]: a criação de um Serviço Nacional de Justiça, que é uma área onde há uma necessidade básica de transformação e falta nessa área a lógica do serviço público”. Foi desta forma que José Manuel Pureza anunciou na manhã desta terça-feira, em entrevista à Rádio Observador, uma das principais propostas que o partido vai levar a votos nas legislativas de outubro. Este serviço seria criado e enquadrado no âmbito de uma Lei de Bases para a Justiça, que o partido vai propor que se faça na próxima legislatura.

O Serviço Nacional de Justiça abrangeria assim as “várias dimensões” do setor, como explicou o dirigente do BE:  “A dimensão imediatamente judicial mas também outras dimensões como a dos registos de notariado ou do sistema prisional”. Deste modo, o Bloco de Esquerda compromete-se “a apresentar uma proposta de Lei de Bases da Justiça que, à semelhança do que acontece na política de Saúde ou de Educação, faça de um serviço público na Justiça um Serviço Nacional de Justiça”.

A ideia é melhorar o acesso à Justiça. Para o partido, este acesso é excessivamente dispendioso e muitas vezes afasta o cidadão comum do setor. Por isso, explica José Manuel Pureza, o objetivo passa por implementar “uma política de aproximação à gratuitidade no acesso”. Ou seja, as pessoas com menos rendimentos seriam as primeiras a ser dispensadas do pagamento de custas judiciais, embora o caminho fosse o de alargar esta gratuitidade à maior parte dos cidadãos.

José Manuel Pureza revela ao Observador que BE quer criar Serviço Nacional de Justiça

Questionado sobre se o Bloco de Esquerda vai colocar esta medida no caderno de encargos de um eventual entendimento, no período pós-legislativas, com o PS, o deputado bloquista escusou-se a comentar. “Ainda estamos muito longe”, disse. Mas acabou por confessar que a ideia será aprovar a lei de bases e a respetiva criação do Serviço Nacional de Justiça à esquerda. “É uma proposta que apresentaremos e que potencialmente ganhará apoios à esquerda e é natural que a direita fique com um pouco mais de irritação”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta medida fará parte do programa eleitoral do Bloco de Esquerda, cuja primeira parte foi apresentada no domingo em Lisboa por Catarina Martins. Na apresentação, a líder revelou que o partido tem uma proposta semelhante para a área de um ambiente, com a proposta de criação de uma Lei de Bases da Energia e de um Ministério da Ação Climática.

BE apresenta programa eleitoral centrado no combate as alterações climáticas e propõe criação do Ministério da Ação Climática