Privação de sono, simulação de afogamento e até ameaças de abuso sexual. Estas são apenas algumas das formas de tortura que a CIA pratica para obter informações ou vergar alvos em interrogatórios. Mas e a música? Será esta uma forma eficaz de tortura? Sim, para promover a privação de sono. E a CIA recorre a temas de Eminem, Metallica e até canções de desenhos animados em interrogatórios.
Um relatório do Comité de Inteligência do Senado, citado pelo jornal Vox, revela que a música é usada como forma de tortura sem contacto, onde os detidos são mantidos num quarto escuro e constantemente sujeitos à mesma música num alto volume. Assim, ficam sem dormir durante horas.
A música não é só utilizada para desgastar a mente dos prisioneiros. Certas canções — diferentes daquela que a CIA habituou os alvos a ouvir — são utilizadas para informar que vai começar um novo interrogatório.
A música rock e metal é usada para atingir os detidos com sons desconhecidos, para transmitir um sentimento de pouca familiaridade. “De certa forma, aquela música não me incomodava. Eu cresci no Reino Unido, conhecia-a. Mas aldeões do Afeganistão ficavam admirados e perplexos, confusos, completamente fora de si”, relatou o britânico Moazzam Begg, detido pela CIA no Paquistão em 2002.
Eis uma lista de canções compilada pelo Vox e ainda pela agência Mother Jones que a CIA escolheu para torturar prisioneiros. Estas músicas são vistas como tendo a capacidade para “irritar” e desgastar os prisioneiros.
1. Deicide – “Fuck Your God”
2. Dope – “Take Your Best Shot”
3. Eminem – “White America”
4. Eminem – “Kim”
5. Genérico de Barney & Friends
6. Drowning Pool – “Bodies”
7. Metallica – “Enter Sandman”
8. Jingle do Meow Mix
9. Genérico do Rua Sésamo
https://www.youtube.com/watch?v=LXqMzmFSX_4