758kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Tortura

América

Luso-venezuelana entre 19 presas políticas

Entre as 19 mulheres está uma luso-venezuelana que foi detida após conhecer uma mulher que tinha participado numa operação conspirativa. Foi torturada durante dois dias e violentamente espancada.
Nações Unidas

Irão. PR acusado de "crimes contra a humanidade"

Uma queixa apresentada na Suíça insta autoridades a deter Presidente iraniano numa visita a Genebra e acusá-lo de crimes contra a humanidade. ONU já anunciou que será MNE iraniano a chefiar delegação.
Guerra na Ucrânia

ONU: Rússia usa tortura como "política de Estado"

"É orquestrada e é parte da política estatal para intimidar, instalar o medo ou punir para extrair informações e confissões”: relatora da ONU denuncia a tortura russa contra civis e prisioneiros.
Guerra na Ucrânia

Relatora da ONU contra tortura irá à Ucrânia

Alice Jill Edwards irá visitar e permanecer uma semana na Ucrânia para verificar não só para analisar os alegados crimes, como também para verificar as condições em que se encontram os prisioneiros.
África

ONU preocupada com alegada tortura em São Tomé

Nações Unidas manifestam "profunda preocupação" com alegadas situações de tortura e maus-tratos por parte de militares são-tomenses, decorrente da tentativa de golpe de estado de novembro de 2022.
Estados Unidos da América

Guantanamo: os desenhos que relatam a tortura

Detido há mais de 20 anos em Guantánamo sem qualquer acusação, Abu Zubaydah conseguiu desenhar a violência a que foi sujeito. Os 40 desenhos foram agora revelados.
Itália

Meloni quer alterar lei da tortura em Itália

O partido de Giorgia Meloni quer remendar ditames do crime de tortura, promovendo uma alteração que não prejudique os agentes da polícia, que podem ser presos até 12 anos se abusarem do poder.
Guerra na Ucrânia

Enterros em massa e câmaras de tortura em Kherson

À semelhança de outras cidades ucranianas recuperadas, após a retirada russa de Kherson começam a chegar relatos sobre enterros em massa e a descoberta de câmaras de tortura.
Justiça

GNR acusado de tortura falou ao tribunal

Agente, acusado da prática do crime de tortura e outros tratamentos cruéis, chegou a estar suspenso mas já se encontra ao serviço. Está acusado de ter torturado trabalhador agrícola ucraniano.
Rapto

Filha de ativista do PAIGC raptada em Bissau

Rapariga de 19 anos, filha de ativista do PAIGC foi raptada no bairro militar onde foi arranjar o cabelo. Os raptores querem que o pai se entregue às autoridades e chamada com vítima comprova tortura.
Guerra na Ucrânia

Moscovo acusa Kiev de torturar prisioneiros russos

Comité russo anunciou que está a investigar o alegado "tratamento desumano" a que os soldados capturados pela Ucrânia estarão a ser sujeitos. Os dois países têm usado prisioneiros como moeda de troca.
Guerra na Ucrânia

Kherson. Cerca de 600 pessoas detidas e torturadas

Representante permanente da Presidência da Ucrânia na Crimeia diz que detidos são "principalmente jornalistas e ativistas" que organizaram "comícios pró-ucranianos em Kherson".
Moçambique

Polícia investiga acusações a agentes por tortura

Os agentes da Unidade de Intervenção Rápida são acusados de protagonizarem cenas de agressão física e extorsão contra populares no combate à rebelião armada na província de Cabo Delgado.
Guerra na Ucrânia

Vídeo mostra tortura a soldados russos

Investigação do jornal francês Le Monde comprova que prisioneiros de guerra russos foram vítimas de tortura por militares ucranianos.
Direitos Humanos

General Mourão ri-se sobre investigação a tortura

Questionado sobre áudios publicados pelo jornal O Globo onde juízes do Superior Tribunal Militar (STM) falam sobre torturas perpetradas no país, vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, riu-se.
Guerra na Ucrânia

Tradutor ucraniano torturado durante nove dias

Nikita foi sequestrado por soldados russos quando conduzia um carro identificado com a palavra "press". Foi agredido, privado de comida e mantido refém numa cave inundada.
África

Escritor preso por "perturbar a paz" do Presidente

Escritor chamou "obeso" e "resmungão" ao filho do Presidente do Uganda, que está no poder desde 1986 — e denunciou planos de sucessão. Advogada diz que ele foi torturado na prisão.
Myanmar

Exército do Myanmar matou pelo menos 40 homens

Dezenas de pessoas foram mortas pelo exército birmanês, naquilo que a BBC descreve como “assassinatos em massa de civis”.
GNR

Odemira. Acusado pede abertura de instrução

O militar Rúben Candeias, de 25 anos, o arguido com mais acusações, pediu a abertura da fase de instrução do processo ao juiz de instrução criminal do Tribunal de Odemira, no distrito de Beja.
GNR

Odemira. 3 dos 7 GNR já tinham sido condenados

Os três militares, Rúben Candeias, João Lopes e Nelson Lima, estão agora acusados pelo Ministério Público (MP) por crimes de ofensas à integridade física e abuso de poder contra imigrantes.
Crime

Odemira. Situação "inaceitável", dizem PM e PR

Costa reagiu com “repugnância” ao caso dos militares suspeitos de torturar imigrantes em Odemira. Marcelo fala de “inaceitáveis violações de liberdades”, e acredita que será feita Justiça.
Tortura

Tortura em todas as rotas migratórias africanas

O estudo recolhe testemunhos de violência e extorsão por parte dos agentes fronteiriços, tráfico de pessoas, prostituição forçada e violações às mãos organizações criminosas.
Tortura

Relação agrava pena a GNR condenado por tortura 

Os juízes desembargadores concluíram que o militar assistiu a algumas agressões ao ofendido, nomeadamente de um colega, coarguido no processo, sem que as impedisse ou fizesse cessar.
INTERPOL

Interpol. Presidente eleito acusado de tortura

A Interpol anunciou a eleição de Ahmed Naser al Raisi como presidente da Interpol. O general dos Emirados Árabes Unidos foi acusado, no passado, de promover práticas de tortura.
Direitos Humanos

Coreia do Norte. Ex-detidos relatam "tortura"

Uma investigação das Nações Unidas afirma que as punições severas e o trabalho forçado são atos sistemáticos no país marcadamente repressivo, cuja situação de direitos humanos piorou com a pandemia.
África

Uganda. Pena de morte para rituais de sacrifício

Presidente da República do Uganda aprovou uma lei que permite aplicar a pena de morte a qualquer indivíduo que mutile, fira ou mate outra pessoa para fins rituais e sacrifícios humanos.
Moçambique

Moçambique. ONG denuncia "mutilação de cadáveres"

A amputação foi feita na presença das famílias, mas por pessoas não especializadas, que terão usado catanas, serrotes e outros instrumentos para mutilar braços e pernas, diz fonte da ONG.
Ministério Público

Nove militares da GNR acusados de tortura 

O caso ocorreu no dia 25 de agosto de 2019 e a vítima terá sido um homem suspeito de ter furtado um automóvel pertencente a um dos militares.
Rússia

Navalny foi transferido para hospital-prisão

O opositor russo foi transferido para uma enfermaria que servirá para tratar doentes com tuberculose grave. Autoridades russas dizem que Navalny está bem. Médicos do ativista receiam pela sua vida.
Rússia

Navalny estará a ser privado do sono pelos guardas

Alexei Navalny fez uma queixa aos serviços de segurança onde indica que os guardas da penitenciária onde se encontra detido o privam de dormir. O opositor russo solicita ainda cuidados médicos.
Direitos Humanos

Irano-britânica "vítima de tortura" 

A mulher de 42 anos sofre de stress pós-traumático "severo e crónico", de depressão grave e de transtorno obsessivo-compulsivo. Tem ainda problemas físicos, como nódulos no peito e dores.
Cabo Verde

Cabo Verde atribui pensões a vítimas de tortura 

Casos de tortura e maus tratos ocorreram nas ilhas de São Vicente e Santo Antão em 1977 e 1981, durante o período do partido único do PAICV, que votou contra a medida. 54 pessoas beneficiam da pensão.
Ucrânia

Embaixadora abandona entrevista sobre caso Ihor

Embaixadora da Ucrânia em Lisboa fala num "encontro em abril" com o ministro Eduardo Cabrita e do envio de condolências à família, mas não responde se foram reencaminhadas por consul.
Tecnologia

Recusou espiar, foi refém do Irão e deseja Lisboa

Trabalhava no Facebook, sonhava viver em Portugal e tudo colapsou com a ida a Teerão e uma partilha no Instagram. Refém "sete dias e seis noites", Behdad conta o preço que pagou por recusar ser espião
Turquia

Turquia. Human Rights pede medidas contra tortura

Segundo a Human Rights Watch, há "provas credíveis que mostram que a polícia turca e as milícias cometeram sérios abusos em pelo menos 14 pessoas" em Istambul e no sudeste da Turquia.
Polícia Judiciária

Lisboa. Homem sequestrado, torturado e abandonado

Homem foi sequestrado sexta-feira perto de um centro comercial na zona oriental de Lisboa por quatro suspeitos que o espancaram e torturaram antes de o abandonar no centro da capital.
Afeganistão

Afeganistão. Descobertos 18 cadáveres de migrantes

Dezoito cadáveres com sinais de tortura foram descobertos no Afeganistão, após se saber que dezenas de migrantes repelidos pela guarda de fronteira do Irão se afogaram ao atravessar um rio.
Egito

ONG acusa o Egito de torturar crianças de 12 anos

A organização Human Rights Watch afirma que as crianças têm sido torturadas através do método do "afogamento" e choques elétricos na língua e nos órgãos genitais.
Nações Unidas

As críticas do Comité de Tortura da ONU 

Uso excessivo da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos, condições de detenção e superlotação das instituições penitenciárias na lista de críticas a Portugal.
Venezuela

Jurista portuguesa preside comissão da ONU

A jurista portuguesa e especialista em direitos humanos Marta Valiñas foi nomeada para presidir a Comissão de Apuramento de Factos, que vai investigar abusos ocorridos desde 2014 na Venezuela.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.